Vacinação contra a gripe atinge 41% da cobertura vacinal; Estado confirma quatro mortes pela doença em Venâncio

-

A vacinação contra a gripe segue disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade em Venâncio Aires. A medida tem como objetivo evitar os casos de pessoas com doenças respiratórias graves, o que é comum nos períodos mais úmidos e frios do ano quando é maior a circulação do vírus. O município vai manter a imunização disponível nas unidades de saúde, com sala de vacinas, da cidade e do interior. Até o momento, foram aplicadas 14.937 doses da vacina contra a gripe, o que corresponde a 41,03% dos grupos prioritários, que inclui idosos, crianças, gestantes, e puérperas.

O Estado, por meio do Centro de Vigilância Epidemiológica, confirmou a morte de quatro pessoas por razão da Influenza A em Venâncio Aires. Os primeiros óbitos da doença neste ano no município. Trata-se de um homem e três mulheres, todos com mais de 60 anos e com comorbidades, e tiveram complicações vindas pelo vírus. Os dados são da Secretaria de Saúde, e divulgados nesta terça-feira, 2. Todos os óbitos aconteceram no mês de junho, e apenas um deles estava vacinado contra a doença.

Desde janeiro de 2024, foram 177 internações por síndrome respiratória aguda grave, entre os agentes causadores, estão a Covid, vírus sincicial respiratório (que ocorre em crianças, principalmente), e a Influenza A que contabilizou 23 casos confirmados. Por essa razão, a importância de realizar a vacinação contra a doença. “A vacinação é muito importante devido ao fato que hoje, no cenário de todas as unidades de saúde, a gente tem muitas consultas e superlotação por razão de casos respiratórios e virais. A vacinação contra a gripe é justamente para que se consiga evitar maior número de internações para que as mesmas não acabem virando óbitos. Então, a vacinação tem uma importância muito grande para diminuir o número de atendimentos respiratórios, diminuir as internações e diminuir drasticamente o índice de causa de mortes relacionadas a Influenza A”, relata o secretário de Saúde, Alan da Rosa.

  • A Influenza A é uma doença respiratória com sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. O maior problema da doença são as complicações como otites e pneumonias.

Ação de vacinação

No próximo sábado, 6, mais uma ação de vacinação será realizada na Sala de Vacinas, localizada em anexo ao prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, que está desativado. A população pode procurar o local das 8h às 12h.

Fonte: AI Prefeitura

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido