O Núcleo Estadual de Ensino de Jovens e Adultos (Neeja) Mário Quintana celebrou, na noite desta quarta-feira, 3, a formatura de Ensino Médio de mais uma turma de apenados da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). No total, a formatura deste semestre reuniu 17 concluintes, que, além de comemorar a conquista, puderam reencontrar familiares. “Além de reduzir a pena, o Neeja traz benefícios para o conhecimento destes alunos. Estar estudando provoca mudanças nos hábitos”, reforça a diretora Mariela Borba.
O evento também reuniu autoridades, como a vice-prefeita de Venâncio Aires, Izaura Landim, o presidente do Conselho da Comunidade, Flávio Bienert, o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luís Ricardo Pinho de Moura, o diretor da Peva, Daniel Portela, e a coordenadora técnica da 8ª Delegacia Penitenciária, Pauline Schwarzbold.
Além da formação no Ensino Médio, a formatura celebrou o primeiro estudante apenado a ingressar no Ensino Superior. O homem em questão estudará Sistemas de Informação na Unopar, instituição de ensino a distância. Também oferecem a possibilidade universidades como a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Universidade do Vale do Taquari (Univates).
“Hoje é um dos dias mais importantes da minha vida. Com muito orgulho, posso dizer que sou o primeiro apenado a começar uma faculdade de dentro da penitenciária de Venâncio Aires. Deixo aqui uma mensagem para todos, independente de quem seja: nunca desistam dos seus sonhos, pois foi dessa forma que consegui chegar longe. Apesar de todos os problemas que encontramos pelo caminho, sempre valeu a pena lutar”, ressaltou o universitário, que concluiu o Ensino Fundamental também pelo Neeja em 2022.