Vida de estudante em colégio interno na Inglaterra

Os meses de junho e julho marcam o final do ano letivo em toda Europa, dando início às férias escolares de verão. E a estação do calor aqui na Inglaterra nas últimas semanas vem surpreendendo a todos, com dias ensolarados e temperaturas em torno dos 25 graus. Esta época de tempo bom marca o encerramento letivo no Reino Unido. Na Inglaterra, a maioria dos estabelecimentos particulares termina as aulas algumas semanas antes das escolas públicas devido à carga horária mais intensa durante todo o ano. Nos colégios internos a alegria dos alunos em poder voltar para casa de férias, durante pelo menos dois meses, é contagiante. Os colégios particulares na Inglaterra são minoria no sistema inglês, no entanto eles se destacam pelo ensino diferenciado. A origem do ensino em regime fechado remonta aos tempos medievais quando rapazes viajavam para longe de casa para serem educados em mosteiros ou palácios rurais.

A vida de estudante em colégio interno na Inglaterra é bem diferente daquela vivida pelos jovens em educandários brasileiros. Os dias são longos e intensos de segunda-feira à sábado, com aulas a partir das 8.30 até as 15.30 e esporte diário. O internato se transforma numa segunda família enquanto as amizades do tempo de colégio perduram a vida inteira. Estudar em colégio interno significa abrir mão de privilégios e mimos. Significa viver em comunidade focando nos estudos e esporte. Os dias são longos com muitas aulas mas a prática esportiva é um elemento chave da educação em colégio interno. Todos os dias os alunos praticam alguma atividade física, desde as modalidades de equipe como rugby, futebol, criquete, hóquei, pólo aquático até tênis, natação, atletismo, equitação e canoagem.

Pais orgulhosos com a formanda Sophia.

Neste período de despedidas e formaturas reunindo milhares de alunos em todo país, nossa filha caçula, Sophia, encerrou no final de junho seu ciclo de estudos no curso A Level, equivalente ao Ensino Médio no Brasil. No último sábado o Colégio Stowe – onde Sophia estudou durante cinco anos em regime de internato – reuniu os formandos da classe 2024 para festejar em grande estilo o final de mais um capítulo na vida de estudante.

Desde maio até junho os formandos prestaram exames nacionais (A Levels) a fim de garantir uma vaga na faculdade. Os resultados, no entanto, são publicados em agosto. Aqui não existe vestibular para entrar no ensino superior e todos alunos cursando o Ensino Médio devem prestar as provas nacionais, geralmente em três disciplinas, com currículo e conteúdo aprofundados estabelecido pelo ministério da Educação. São exames discursivos, sem questões de múltipla escolha, que testam além do conhecimento a capacidade do aluno em estruturar suas respostas usando o pensamento crítico.

Salão de mármore no colégio interno de Stowe.

Nos últimos 11 anos a vida de estudante em colégio interno na Inglaterra fez parte da nossa família pois nossos filhos Victoria e Patrick também frequentaram o Colégio Stowe desde os 13 anos. O Colégio Stowe está situado no condado de Buckinghamshire, no meio do verde, no interior da Inglaterra e conta com quase mil alunos, dos 13 aos 18 anos. Durante os últimos dois anos estudantes do curso A Level do Colégio Stowe, entre 16 e 18 anos, passaram boa parte do tempo na sala de aula, aprofundando o aprendizado. Aos 16 anos, eles escolhem as três disciplinas que pretendem estudar.

A carga horária em cada matéria é intensa com pelo menos oito horas semanais e lição de casa diária, de segunda a sábado. Nas três semanas que antecedem os exames nacionais, os alunos focam na revisão de conteúdo com grupos de estudo e oficinas específicas para cada disciplina. Neste período os alunos do último ano do Ensino Médio no Colégio Stowe passam horas na biblioteca revisando para a bateria de provas. São semanas recheadas de ansiedade e dedicação.

Sophia recebendo o diploma do diretor, Dr Wallersteiner.

E depois de tanto estudo os alunos formandos comemoram em grande estilo. Tradicionalmente os colégios internos organizam jantar-bailes de gala para marcar a conclusão dos estudos e despedida dos estudantes. E no Colégio Stowe não foi diferente! Uma noite inesquecível, de glamour e pura emoção transformou o estabelecimento de ensino. Cerca de 200 alunos formandos, acompanhados dos pais e professores festejaram intensamente encerrando o ano letivo com chave de ouro.

Formandas do internato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido