
Com investimentos que superam R$ 170 mil, a Administração Municipal de Venâncio Aires conclui, até o final deste mês, a instalação de mais 17 quilômetros de fibra ótica que interligarão as redes de dados de todos os prédios públicos municipais, Hospital São Sebastião Mártir e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h). Com o objetivo de modernizar o atendimento e qualificar o serviço prestado à comunidade, a infovia municipal alcançará 30 quilômetros de cabeamento óptico e 100% das secretarias municipais interligadas.
O secretário municipal da Administração, Leandro Pitsch, destaca que a infovia venâncio-airense será uma das mais completas do Estado e elevará o município a condição de exemplo em “Cidade Digital”. Além de permitir maior velocidade na troca de informações entre as secretarias e um cadastro único de pessoas e serviços, a infovia garante maior confiabilidade do sistema que até então atuava via rádio e economia de recursos. “A economia de tempo, de ligações telefônicas, de transporte de documentos que atualmente precisa ser feito entre as secretarias, em poucos meses já recuperará o investimento”, garante o secretário.
O prefeito Airton Artus ressalta que, desde o seu primeiro mandato, sempre apostou em gestão pública eficiente. Além de implantar o portal de serviços online, que permite aos contribuintes realizar serviços de casa ou do escritório pela internet ou smartphone, as instalações das secretarias passaram por remodelação, novos veículos, computadores e softwares foram adquiridos pensando na qualificação dos serviços. “A interligação dos sistemas municipais por meio de um anel óptico é mais um investimento que visa agilidade e segurança dos dados municipais. Por esses investimentos, a Administração Municipal já recebeu prêmio de gestão eficiente do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e, nos últimos dias, uma certificação de Prefeito Empreendedor, pelo Sebrae, que muito orgulha toda a equipe de governo”, lembra Artus.
A infovia municipal também permitirá a expansão da oferta de internet grátis através de wi-fi, serviço que já é oferecido nas praças centrais, Parque do Chimarrão e centros comunitários dos bairros. O objetivo é, em pouco tempo, levar wi-fi também para o interior.