Programa Pró-Hospitais é apontado como alternativa viável para redução do déficit do HSSM

-

Uma alternativa importante, viável e com cunho resolutivo referente ao aproveitamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Assim o presidente do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Marcelo Farinon, classifica o Programa Pró-Hospitais, de autoria do de deputado estadual Airton Artus (PDT) e que foi aprovado na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de terça-feira, 9.

Para o gestor, a aprovação da matéria por unanimidade no Palácio Farroupilha é um indicativo de que o Governo do Estado vê a iniciativa como relevante. Pelo texto elaborado por Artus e outros dois colegas – Claudio Tatsch (PL) e Thiago Duarte (União Brasil) -, empresas interessadas em contribuir com casas de saúde poderão destinar 5% do ICMS devido. “Acreditamos que, após as análises que ainda serão feitas e a colocação do projeto em prática, seja possível buscar apoio para sanar boa parte do déficit causada pela defasagem da tabela do SUS [Sistema Único de Saúde]”, afirmou Farinon.

Sobre o ‘start’ no processo de sensibilização de empresas, ele entende que ainda é cedo. Isso porque na quinta-feira, 11, Artus se reuniu com a cúpula do HSSM e informou que pretende elaborar uma cartilha com orientações às instituições. “Ficamos muito felizes pelo fato de que o nosso hospital foi o primeiro a ser visitado no sentido de iniciar esta mobilização. Externamos ao deputado a gratidão pelo empenho nas pautas relacionadas à área da saúde, pois sabemos que precisa trabalhar todas as áreas”, comentou.

ALÍVIO
De acordo com o deputado, a partir do primeiro passo, que foi dado com a aprovação da matéria na Assembleia Legislativa, o momento agora é de preparar as próximas ações. A sanção do governador deve sair em até 15 dias e, depois, será necessário elaborar a cartilha para orientar empresas e casas de saúde. “Se o Governo do Estado colaborar com a execução deste projeto, poderemos ter em breve um grande alívio para os hospitais, especialmente aqueles que estão mais endividados”, declarou Artus.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido