O cenário para a disputa eleitoral majoritária em Venâncio Aires vai ficar completo hoje. O pré-candidato a prefeito pelo PSB, Giovane Wickert, fará o anúncio do nome para a composição como vice em sua chapa e, dessa forma, estarão postas as dobradinhas que buscarão os votos dos eleitores da Capital do Chimarrão em 2024. Isso porque, na noite de segunda-feira, 15, PP e PL confirmaram as pré-candidaturas a prefeito e a vice de Maciel Marasca e Alexandre Wickert, respectivamente, e outras duas dobradas já estavam encaminhadas: Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), que tentam a reeleição, e José Cândido Faleiro Neto e Sérgio Rosa, que formam a chapa pura do PT.
‘Concorrem’ à pré-candidatura a vice de Giovane Wickert o vereador Renato Gollmann (Podemos); a ex-vereadora Cleiva Heck e o empresário Neri Felten, ambos do União Brasil; e outros quatro nomes do PSDB: o vereador André Kaufmann, o presidente tucano Vilmar Bender, a professora Élida Klamt e o ex-secretário de Saúde, Ramon Schwengber. Todos foram inseridos em uma consulta e os resultados ficaram à disposição dos líderes das legendas ontem, mas a decisão foi de adiar o anúncio para hoje, para que o grupo possa analisar com calma o que dizem os percentuais e fazer a melhor escolha visando a eleição.
Depois da tempestade, a bonança
Na terça-feira, 16, horas após a oficialização de suas pré-candidaturas a prefeito e vice, respectivamente, Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL) concederam entrevista à Rádio Terra FM, no programa jornalístico Terra em Uma Hora. Ambos admitiram divergências em relação à composição da chapa – que foi invertida – e que a parceria por pouco não foi pelos ares, mas garantiram que os dissabores estão superados e o foco, agora, é o trabalho em busca do voto. Alexandre foi mais incisivo nas suas manifestações e deixou muito claro que os atritos foram vários, já Marasca preferiu ver até onde o companheiro chegaria no que diz respeito às revelações dos bastidores. Pelo menos, foi a sensação que tive ao participar da entrevista. No fim das contas, tudo o que foi publicado aqui neste espaço estava de acordo. Havia fumaça e houve fogo, mas o ‘Corpo de Bombeiros’ da direita apagou a tempo.
Rapidinhas
“A cada 10 amigos, conte um voto”. A frase é do advogado Ricardo Hermany, coordenador do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) campus Venâncio Aires, que na última quinta-feira, 11, ministrou curso para pré-candidatos, no Clube de Leituras. Fica a dica para quem acha que todo mundo que dá um tapinha nas costas e se diz camarada pode ser contado como voto certo. E, aproveitando que citei o Hermany, ressalto que os participantes do curso tiveram uma oportunidade espetacular de absorverem conhecimento sobre a legislação eleitoral. Muita gente entende, mas ainda não conheci outra pessoas que consiga passar as informações de forma tão didática como ele. Algo que parecia impossível de interpretar, Hermany clareia facilmente.
Durante o período das Comunicações da sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 15, Sid Ferreira (PDT) sugeriu que o acidente que vitimou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jorge Sbruzzi, teria sido causado por uma falha mecânica no veículo que o próprio Sid conduzia e no qual também estava o coordenador das capatazias, William da Silva. “Temos que aguardar a perícia, mas vínhamos em baixa velocidade e talvez tenha havido falha mecânica”, comentou, para em seguida lamentar o falecimento de Sbruzzi: “Meu colega, meu amigo, meu irmão. Dividimos experiências na Sisp e aprendi muito com ele. Tinha o sonho de contribuir com o serviço público e estava fazendo isso. Deus nos dá a vida e recolhe as pessoas para junto D’Ele”. William da Silva já recebeu alta hospitalar e se recupera em sua residência.
A presidente da Câmara de Vereadores, Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), informou na sessão de segunda-feira, 15, que esteve recentemente em Brasília e encaminhou uma emenda de R$ 250 mil para o Museu de Venâncio Aires. De acordo com ela, o dinheiro poderá ser investido na reforma do telhado do Edifício Storch e restante da estrutura. “Também pedi recursos para a área da saúde e aguardo um retorno positivo”, comentou. A comandante da Mesa Diretora também pediu que a Prefeitura aumente a fiscalização nos locais de compra e venda de sucatas para flagrar possíveis receptadores com produtos furtados.