Os venâncio-airenses certamente têm em suas memórias o momento de frustração vivido por Airton Artus (PDT) quando a apuração dos votos para deputado estadual chegou ao fim, em 2022. Naquela oportunidade, durante boa parte do tempo em que os votos eram contabilizados, o ex-prefeito estava entre os eleitos do partido para a Assembleia Legislativa. Mas, no fim das contas, ele não conseguiu se consolidar entre os quatro mais votados e que garantiram as cadeiras no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre.
Mas, com a reeleição de Eduardo Leite (PSDB) para o Governo do Estado e o ingresso do PDT na base aliada, Gilmar Sossella (PDT) foi convocado para a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional e, consequentemente, estava aberta a vaga para o primeiro suplente: Airton Artus. O dia 23 de fevereiro está marcado na trajetória do político, pois foi quando assumiu oficialmente o posto de deputado estadual. “Foi um misto de alívio e realização. Eu e minha equipe tínhamos trabalhado muito”, recorda.
Quase um ano e meio depois da posse, o parlamentar celebra o fato de ter passado de suplente sem experiência na Assembleia a protagonista. Integra comissões e frentes – preside algumas delas, aliás -, tem ótimo trânsito tanto entre os partidos quanto junto à cúpula do Piratini e, mais recentemente, comemorou a aprovação, por unanimidade, do Programa Pró-Hospitais (PPH), iniciativa que prevê que empresas possam doar até 5% do saldo devido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a hospitais filantrópicos e santas casas. “Foi uma grande conquista e espero que a prática aconteça”, diz.
“Tenho um candidato à Prefeitura de Venâncio Aires, mas também quero deixar claro que, qualquer que for o eleito, terá o tratamento institucional e poderá sempre contar comigo.”
AIRTON ARTUS – Deputado estadual
Mapa político
A visibilidade que vem ganhando o mandato de Artus levou a pré-candidata à Prefeitura de Porto Alegre, Juliana Brizola (PDT), a convidá-lo para a coordenação geral da campanha. Em virtude do acúmulo de trabalho, deve ficar com a área da saúde. Mas, por onde passa, Juliana, neta de Leonel de Moura Brizola e presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista do PDT, apresenta Artus como seu estrategista, como aconteceu em visita que fizeram ao Serviço Geológico do Brasil, em Porto Alegre, recentemente.
O bom momento, de acordo com o deputado, não motivará baixa de guarda, pois a intenção dele é evidenciar cada vez mais o nome da Capital Nacional do Chimarrão. “Quero Venâncio no mapa político do Rio Grande”, comenta Artus. Por conta disso, a expectativa é manter o ritmo de ações em benefício da sua cidade e da população gaúcha. “Nestes quase 30 anos sem representantes na Assembleia Legislativa e junto ao Governo do Estado, perdemos muitos investimentos para outras regiões, basicamente por influência política. Temos que nos preparar para aproveitar oportunidades que virão”, argumenta.
Passado o tempo de adaptação à função de deputado estadual, o momento agora é de consolidação e planejamento para o restante do mandato. Além do Programa Pró-Hospitais, considerado a ‘menina dos olhos’ de Artus e que já foi aprovado, tramitam na Assembleia propostas relacionadas à proteína animal e à terceira idade. “Apresentamos um projeto que prevê que Estado e Município repassem um salário mínimo, cada, que somados à aposentadoria do idoso, que geralmente ganha o mínimo, podem garantir a permanência em casas geriátricas de qualidade, o que vai assegurar a dignidade destas pessoas”, explica.
Airton Artus na Assembleia
Projetos
- Programa Pró-Hospitais (PPH): aprovado
- Incentivo à Proteína Animal: tramitando
- Terceira Idade com Dignidade: tramitando
- Incentivo aos microempreendedores individuais (Meis): tramitando
- Várias outras matérias pedindo ao Governo do Estado providências diversas, que geralmente são atendidas de forma célere, muitas vezes até resultando em projetos adaptados do Executivo
Frentes parlamentares
- Inovação e ´Tecnologia 5G (presidente)
- Proteína Animal (presidente)
- Extinção da Dívida Pública com a União (presidente)
- Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (vice-presidente)
Comissões
- Saúde e Meio Ambiente (vice-presidente)
- Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado (integrante)
- Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular (integrante)
Subcomissão
- Acompanhamento das obras da Fraport no Aeroporto Salgado Filho (integrante)
Airton Artus também trabalha no apoio às empresas venâncio-airenses atingidas pela enchente do rio Taquari para que tenham acesso a recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Haas Madeiras, Bom Frango e Boi Gaúcho não foram incluídas na mancha de inundação feita por empresa contratada pelo Governo Federal para liberação de valores.