Com solenidades previstas para os dias 16 e 17 de agosto, o acendimento e a distribuição da Chama Crioula no Rio Grande do Sul será realizada no município de Alegrete. No dia 18, os grupos de cavalarianos iniciam as cavalgadas de retorno com a centelha da Chama Crioula rumo aos seus municípios.
Entre as entidades da 24ª Região Tradicionalista que marcarão presença no evento está o CTG Erva Mate. Segundo o coordenador do Departamento de Cavalgada da entidade, Charles Roberto Ribeiro, serão 530 quilômetros para percorrer a cavalo de Alegrete até Venâncio Aires – estimativa de 15 dias de viagem.
A chegada na Capital do Chimarrão com a Chama Crioula está estimada para o dia 1º de setembro. No sábado, 20, ocorreu a tradicional Feijoada do Departamento de Cavalgada, com show do cantor Ênio Medeiros, marcando o encerramento da preparação para a cavalgada em busca da centelha. “A feijoada encerra os trabalhos de preparação e, depois, é colher os frutos”, ressalta Ribeiro.
Ele explica que no dia 16 de agosto ocorre a geração da Chama Crioula, no Parque Lauro Dornelles. No outro dia, haverá a distribuição para as regiões, direcionando para cada CTG. Em seguida, será realizado um passeio por alguns pontos turísticos em Alegrete e, no dia 18, a turma de 11 cavaleiros do Erva Mate retorna para Venâncio Aires.