Mais jovem vereador da atual legislatura – se elegeu, em 2020, com 26 anos -, César Garcia confirmou à coluna, na tarde de ontem, que está fora da eleição e, muito provavelmente, da política. Fiz contato com ele após notar que seu nome não estava na lista de pré-candidatos do PDT à Câmara. No sábado, 20, além de Jarbas da Rosa para a Prefeitura, o partido aprovou 16 nomes para a corrida ao Legislativo. Pelo que consegui apurar, Garcia não estava mais comparecendo nas reuniões da sigla e teria sido substituído na nominata por Ildemar Kleinplau, o Passarinho, que até pouco tempo liderava o setor de eletrificação da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp). O vereador prometeu manifestação a respeito durante a sessão da Câmara, ontem à noite, no ginásio da comunidade de Linha Isabel, no interior do município. Trago as novidades na edição de quinta-feira, 25.
Kaufmann também não concorre
Outro vereador que não vai concorrer à reeleição é André Kaufmann (PSDB). Há algum tempo, corria nos bastidores da política que ele estaria tendo dificuldade para conciliar as atividades profissionais e parlamentares. E, na tarde de ontem, Kaufmann esteve na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM para confirmar a informação. Recentemente filiado ao PSDB, o vereador vai coordenar a campanha à majoritária de Giovane Wickert (PSB) e Cleiva (Heck). Uma perda e tanto para os tucanos, que querem, pelo menos, manter uma cadeira na Câmara. Não é uma saída definitva da política, até porque Kaufmann sonha ser prefeito.
Declaração de Cleiva repercute
Repercutiu de forma negativa – e os adversários políticos trataram de fazer o vídeo circular ao máximo nas redes sociais – a declaração da pré-candidata a vice-prefeita, Cleiva Heck (União Brasil), em entrevista na Rádio Terra FM, na sexta-feira, 19. “Não sou idosa, eu tenho idade. Porque o idoso não sonha mais, né? O idoso não tem mais objetivos na vida”, disse a companheira de chapa do pré-candidato a prefeito Giovane Wickert (PSB). É óbvio que Cleiva não teve a intenção de ser deselegante com os idosos, mas a forma como a declaração saiu foi uma infelicidade. Ela quis dizer que, embora esteja entrando na terceira idade, se considera jovem de espírito e disposição para contribuir com Venâncio Aires. Mas, logicamente, vai pagar um preço pelas frases que saíram do contexto.
Rapidinhas
PDT, MDB e PSD fizeram suas convenções no sábado, 20. O outro partido da base, Republicanos, fará a sua hoje, das 19h às 21h, no Grêmio Recreativo Sete de Setembro. Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB) foram confirmados como pré-candidatos para a busca da reeleição.
Nesta quinta-feira, 25, o Podemos se reúne a partir das 19h, no Clube de Leituras. O União Brasil marcou sua convenção para dia 1º de agosto, também no Leituras, das 19h30min às 21h. O PSB fará seu encontro no dia 3 de agosto, no mesmo local. PSDB e Cidadania, que apoiam as pré-candidaturas de Giovane Wickert (PSB) e Cleiva Heck (União Brasil), ainda não têm definição quanto a data, local e horário das convenções.
PP e PL, legendas alinhadas à direita e que apresentaram os nomes de Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL) como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente, farão seus encontros no dia 1º de agosto, na Comunidade São Lucas, no bairro Aviação. O início está previsto para as 19h.
José Cândido Faleiro Neto e Sérgio Rosa, pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente, na chapa pura do PT, serão confirmados para a eleição majoritária em convenção que está marcada para o dia 3 de agosto. Em princípio, deve iniciar às 8h30min, no diretório do partido, localizado na rua Jacob Becker, número 1.050, perto da rótula da Júlio de Castilhos, no Centro.
Moradores de Vila Mariante fizeram manifestação, no domingo, 21, pedindo apoio dos governos municipal, estadual e federal para as ações de reconstrução do 2º Distrito, atingido violentamente pela catástrofe climática de maio. São pessoas que pretendem permanecer na localidade e prometem que, se não forem ouvidos, farão protestos com cada vez mais frequência.