A história do casal Romeu e Lurdes Schuster, ele com 84 anos, e ela com 80 anos, iniciou em um baile de kerb realizado no Luizão, em Vila Santa Emília, no interior de Venâncio Aires, em 1961. Durante a festa, os dois dançaram e o interesse um pelo outro começou a surgir.
Entretanto, naquele tempo para continuar se vendo era necessário se encontrar nos bailes ou nas missas. E foi assim que Romeu, que era morador do Canto dos Puhl, e Lurdes, que residia em Sampaio Baixo, ambos no interior da Cidade das Orquídeas, seguiram fazendo. “Naquela época tinha que ser católica e ir na missa. Não se olhava por beleza, era pela fé”, recorda Romeu.
Cerca de um ano depois de terem se visto pela primeira vez, o casal oficializou o namoro para as famílias. A partir daquele momento, eles se viam todos os domingos à tarde, quando Romeu ia a cavalo até a casa de Lurdes para visitá-la. “Mas não podia dormir. De noite eu tinha que ir para a minha casa. E quando íamos nos bailes, um irmão dela tinha que ir junto”, lembra.
O casamento
Em 22 de julho de 1964, ele com 24 anos e ela com 19, os dois casaram, durante uma cerimônia realizada pelo padre Marino Bohn (que faleceu em dezembro do ano passado) na Igreja Matriz Santa Inês. A missa foi realizada em uma quarta-feira e a festa ocorreu na casa da família. Na última segunda, 22, eles completaram 60 anos de união.
Depois do casamento, o jovem casal passou a residir com os pais de Lurdes, em Sampaio Baixo, na mesma casa onde vivem até hoje. Os dois sempre trabalharam na agricultura, especialmente com plantio de soja e milho, produção leiteira e de suínos.
A primeira filha do casal, Anastácia Maria Schuster Zart, nasceu no ano seguinte ao casamento. Depois, Lurdes e Romeu tiveram mais três filhos: Ademir Antônio (já falecido), Altair José, 49 anos, e Adriano Ariel, 39 anos. O casal também tem seis netas.
Para eles, chegar até as Bodas de Diamante é motivo de gratidão e orgulho. Quando questionados sobre o segredo para construir essa história, Lurdes e Romeu destacam o amor e a fé. Eles também aconselham, que os casais não podem desistir na primeira dificuldade e que é preciso saber ter paciência e perdoar.
No último domingo, 21, o casal realizou uma comemoração familiar na Assoerba, em Sampaio Baixo, para marcar os 60 anos de casados. A celebração religiosa foi feita pelo pároco da Comunidade Santa Inês, Claudio Kirst, e pelo padre Antônio Bremm, irmão de Lurdes.