Após ser fortemente atingida pela cheia histórica registrada em Venâncio Aires em maio, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer transformou o pós-enchente em um momento de reflexão e recomeço. A professora dos 3º anos do Ensino Fundamental da manhã e tarde, Grasielle Hoffmann Vogt, foi uma das responsáveis por essa iniciativa, que deu início a um projeto de reflorestamento e cuidado com a mata ciliar nas proximidades da escola.
No primeiro momento da retomada, o trabalho realizado pela educadora foi dar prioridade com as emoções das crianças em relação à enchente. Com o intuito de trabalhar os sentimentos dos alunos, a professora presenteou suas turmas com um bichinho de pelúcia, que depois virou mascote, como forma de escudo. “Nossa comunidade escolar sofreu muito. Além do prédio da escola, os alunos que residem na região baixa foram atingidos pela cheia do arroio Castelhano. Então, a gente trabalhou primeiro essa questão emocional toda, afetiva, de ouvir as crianças, de deixá-los falar, de ter um espaço de escuta”, relata.
O projeto também abordou o trajeto da água do arroio e os danos causados pela enchente. Os alunos realizaram pesquisas no site Venâncio na História para entender o contexto histórico e geográfico do arroio Castelhano. Depois, visitaram as margens do arroio para observar a poluição da água e discutir suas impressões em sala de aula. Para aprofundar o aprendizado, a professora contou com o apoio de profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, que foram até a sala de aula para conversar com as crianças sobre o tema.

Como parte do projeto de recuperação da mata ciliar e ponto forte da atividade, as crianças foram ensinadas a produzir ‘bombas’ de sementes, que contêm uma mistura de terra e argila com sementes de coqueiro e camboatá-vermelho. “Foram colocadas duas sementes de coqueiro e três sementes de camboatá-vermelho em cada bolinha. No total, avaliamos entre 240 sementes que temos a expectativa de brotarem e assim reflorestarem a margem do Castelhano”, comenta Grasielle.