O Dia dos Pais é comemorado no dia 11 de agosto e promete movimentar o comércio em Venâncio Aires. Conforme a presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Roberta Fischer, a data comemorativa é um ponto crucial de retomada após a enchente que ocorreu em maio.
Ela ressalta que é fundamental a valorização dos moradores com as empresas locais, como uma forma de fazer girar a roda da economia, mantendo a preservação dos empregos, geração de renda e impostos. “Fomentar o comércio local faz com que a cidade se desenvolva e todas as pessoas envolvidas no processo sejam beneficiadas. Nós dependemos uns dos outros e juntos nos fortalecemos”, afirma.
A empresária também salienta que o estímulo para o comércio vai além do varejo. Para vender, é preciso de produção e prestação de serviços. “Sempre dizemos que as datas comemorativas são pílulas de estímulo para o comércio, algumas com uma abrangência maior, mas todas com uma importância enorme, até porque, pela variedade, estimulam os diversos setores do varejo”, diz a presidente da Caciva.
Os setores do comércio que têm mais vendas no Dia dos Pais e opções de presentes, segundo Roberta, são confecções, calçados, ferramentas, bazar, eletrodomésticos, telefonia e itens automotivos. Uma das lojas que já percebe o agito e a movimentação para a data é a Eletro Armin, no Centro. Segundo a vendedora Simone Fischer, a expectativa é que as vendas aumentem a partir de agora. “Já percebemos uma mudança desde o Dia das Mães para cá. Notamos um movimento maior na loja e ele deve se intensificar ainda mais”, comenta. Entre os itens mais procurados no estabelecimento comercial estão barbeadores, aparadores de pelos, bicicletas, eletrônicos, TVs e caixas de som.
Projeção de crescimento
• Em um cenário completamente diferente do Dia das Mães, duramente impactado pelos eventos climáticos do mês de maio no Rio Grande do Sul, a aposta do comércio para o Dia dos Pais é positiva. A projeção feita pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) aponta que as vendas do varejo devem crescer 4,7%, na comparação com ano passado. Na região, repasse de recursos às famílias e retomada dos negócios devem impulsionar data.
• O bom desempenho é também projetado pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), que acredita na circulação maior de recursos nos municípios gaúchos, especialmente a partir da liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nas cidades atingidas pelas cheias.
• Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, a data dos pais pode ser considerada como a terceira mais importante do calendário de vendas, ficando atrás do Natal e do Dia das Mães. “Este ano vivemos um momento muito peculiar e diferente em maio, em uma situação que não favoreceu o Dia das Mães. No entanto, as condições econômicas mais favoráveis e a retomada dos negócios em nossas cidades muito atingidas pelas inundações, mostram que haverá sim uma boa expectativa para o varejo agora”, destaca.