Agora, estamos todos pelo dia 16

Aconvenção do Partido dos Trabalhadores (PT), realizada na manhã de sábado, 3, encerrou o período de deliberações das siglas em relação a pré-candidatos às eleições majoritária e proporcional. A confirmação da chapa pura petista, com José Cândido Faleiro Neto e Sérgio da Rosa – prefeito e vice, respectivamente -, pôs fim a qualquer especulação que ainda circulava nos bastidores, já que definiu que os venâncioa-airenses terão que escolher entre quatro opções. Além de Cândido e Sérgio, estão na ‘corrida’ Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), que tentam a reeleição; Giovane Wickert (PSB) e Élida Klamt (PSDB), ele querendo voltar à Prefeitura e ela indo para a primeira experiência; e Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL), o primeiro a grande novidade do pleito e, o segundo, retornando ao cenário eleitoral, já que foi vereador por dois mandatos, entre 2001 e 2008.

Jarbas e Izaura terão uma base de apoio com 63 nomes à Câmara de Vereadores. PDT, MDB e Republicanos anunciaram 16 nomes cada. Já o PSD, quarto partido da coligação, confirmou 15 postulantes ao Poder Legislativo. Giovane e Élida, embora com cinco siglas na aliança, têm 62 nomes à vereança. PSB e União Brasil apresentaram 16 postulantes. O Podemos disputará o pleito com 15 e a Federação PSDB/Cidadania lançou outros 15 pré-candidatos, dez tucanos e cinco do Cidadania. Maciel e Alexandre têm 32 nomes como suporte, uma vez que as duas legendas preencheram as vagas disponíveis. E Cândido e Sérgio contam com 12 postulantes ao Legislativo, o menor número entre as quatro dobradinhas.

Nos próximos dias, mais especificamente até 15 de agosto, todas as nominatas serão informadas pelos partidos à Justiça Eleitoral. Os 177 pré-candidatos – quatro a prefeito, quatro a vice e 169 à Câmara de Vereadores – serão inseridos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e passarão por análise, que pode resultar em homologação de candidatura ou não. De qualquer forma, a partir do dia 16 de agosto estará aberta oficialmente a campanha. Ou seja, a data marca o início, efetivamente, do pedido de voto, sem que os participantes do pleito tenham que se preocupar com restrições impostas na pré-campanha. Poderão divulgar números da urna, fazer visitas oficiais para sensibilizar o eleitorado e se utilizar das redes sociais, desde que atendidas regras determinadas.

Pedidos de vista adiam votações

A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires se reuniu, na tarde de ontem, para a sessão semanal. No período da Ordem do Dia, cinco matérias foram apreciadas. Duas delas tiveram votação adiada por conta de pedidos de vista: o Projeto de Lei número 103, do Executivo, que prevê a concessão de incentivo econômico à empresa Wamóvel, por iniciativa de Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB); e o Requerimento número 031, de autoria de Muchila, a pedido de Tiago Quintana (PDT). O socialista defende o “uso da língua portuguesa nas comunicações orais e escritas da Câmara nos pronunciamentos junto à tribuna e, no caso de uso de língua não oficial, que seja determinada a tradução consecutiva pelo orador”. Quintana justificou que a proposta deve ser debatida de forma mais aprofundada com lideranças políticas e comunitárias.

As três matérias aprovadas, todas por unanimidade, foram o Projeto de Lei número 104, do Executivo, que prevê contratações temporárias de três fiscais de obras; o Projeto de Lei número 025, do Legislativo, de autoria da vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), que torna a língua alemã patrimônio cultural do município de Venâncio Aires; e a Moção número 071, do vereador Clécio Espíndola, o Galo (MDB), que reivindica à concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, responsável pela administração da RSC-287, a instalação de um redutor de velocidade no quilômetro 68 da rodovia, em Vila Estância Nova, nas proximidades da Escola Adelina Isabela Konzen. Ele lembra que o educandário acolheu, recentemente, os estudantes da Escola Mariante, e que o fluxo de pessoas e veículos no local teve aumento considerável.

Rebeca, a maior atleta olímpica

A medalha de ouro conquistada por Rebeca Andrade, no solo da ginástica artística, nas Olimpíadas de Paris, na França, ontem, foi a sexta dela em Jogos Olímpicos. A ginasta se tornou a maior atleta olímpica do Brasil, tanto em conquistas (os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael têm cinco pódios) quanto no modelo de quadro de medalhas, já que agora ela tem duas de ouro e três de prata. Quatro das seis medalhas foram conquistadas em Paris. Além do ouro de ontem, obteve duas pratas – individual geral e salto – e uma de bronze por equipes.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido