O campus de Venâncio Aires da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) vai receber, no próximo sábado, 10, o evento ‘Diálogos sobre migração’, criado para dialogar sobre a defesa dos direitos da população migrante, refugiada e apátrida. A doutoranda em Desenvolvimento Regional na Unisc, Sandra Barzallo, é a organizadora. Equatoriana, ela veio para o Brasil em 2019, e já participou de um projeto em Venâncio Aires, em 2022, como professora de português para migrantes.
A pesquisa de dissertação em Educação dela também tem relação com Venâncio Aires e foi sobre venezuelanas que moram na Capital do Chimarrão. “O diálogo tem como objetivo transmitir para a comunidade migrante que habita no interior do estado, nesse caso em Venâncio Aires, as atividades relacionadas à segunda COMIGRAR [Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia], assim como para escutar as experiências e vivências relacionadas às temáticas trazidas em cada uma das propostas dos eixos que serão expostos”, explicou Sandra, que também foi eleita como delegada estadual para a COMIGRAR, que ocorre em novembro, em Brasília.
Para a atividade do próximo fim de semana, Sandra destaca que participarão 12 pesquisadores de vários programas da Unisc, sendo que um grupo trabalhará com adultos migrantes e outro com crianças migrantes. “É uma oportunidade para trazê-los à universidade para ocupar esses espaços comunitários e que tenham a oportunidade de entender a importância da COMIGRAR no Brasil.”
Entre os eixos temáticos que serão abordados em Venâncio estão a igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos, a inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente, a interculturalidade e diversidades, a governança e participação social, a regularização migratória e documental e o enfrentamento a violações de direitos.
A atividade no sábado começa às 13h45min e demais interessados pela temática também podem participar. As vagas são limitadas e o contato é com a Pastoral dos Migrantes, pelo telefone (51) 99957-7224.