*Com informações do repórter Ismael Stürmer
Um grupo de agricultores segue mobilizado para reivindicar auxílio por parte do Governo Federal para superar os prejuízos que as fortes chuvas e enchente de maio deixaram. Os protestos, que acontecem no trevo de acesso a Venâncio Aires, na rodovia RSC-287, começaram nesta segunda-feira, 5.
“Essa manifestação é para resolver os problemas que nós temos com os bancos, com as cooperativas. Com essa cheia, nós perdemos a safra, parte dela ou tudo. Nós temos que dar um jeito de acertar com o banco. Se não resolver, nós não conseguimos custear para plantar a próxima safra”, conta o agricultor Rogério Palhares, de Linha Coronel Brito.
Além dos manifestantes da Capital do Chimarrão, também integram o movimento produtores rurais de municípios da região, como Passo do Sobrado e Vale Verde. Ainda conforme Palhares, o grupo está aumentando e cada vez ganha mais adesão da classe.
O ato pacífico deve seguir até quinta-feira, 8, quando haverá um ‘tratoraço’ em Porto Alegre, além de um encontro dos agricultores de todo o estado com autoridades gaúchas, como deputados estaduais. Há também a expectativa de que o governador Eduardo Leite participe. “Se não resolver na quinta-feira, nós vamos mudar a abordagem”, afirma. O grupo organizará um comboio saindo de Venâncio, com tratores e caminhões, em direção à capital.