Associação São Luiz: 59 anos de vida comunitária e esportiva em Vila Santa Emília

-

Associação Esportiva, Cultural e Recreativa São Luiz, localizada em Vila Santa Emília, no interior de Venâncio Aires, comemora os 59 anos, neste domingo, 11. Fundada em 1965, a entidade nasceu da união do time futebol, que se reunia para jogar bola no campo de Antônio Frölich, e da turma do bolão, que realizava encontros no comércio Reckziegel. A concretização da ideia se deu com a compra do terreno onde está situado o campo até hoje, palco de inúmeras decisões importantes do clube.

Antes da Associação ser fundada, existia a Sociedade Sete de Setembro, que realizava festas no salão de baile, onde hoje se localiza o mercado Reckziegel. No mesmo local foi onde iniciou a Associação São Luiz.

Registro da fundação da Associação

Em 1980 começou a construção do ginásio, inaugurado em 1982. O Luizão, como é conhecido, se tornou referência como local para festas e eventos no interior de Venâncio Aires.

Na vida comunitária do 4º Distrito, o esporte é muito presente. Com cerca de 130 sócios, as principais atividades realizadas no ginásio são futsal, bolãozinho e vôlei, além da escolinha de futsal.

A Associação São Luiz tem como atual presidente Dali Ignácio Reis, 66 anos. Natural de Santa Emília, é agricultor e proprietário de uma granja de suínos. Casado com Carmen Regina Schwendler Reis, 63, ele integra a diretoria da entidade há oito anos e assumiu a presidência recentemente.

Presidente Dali Ignácio Reis e esposa Carmen Regina Schwendler Reis (Foto: Júlia Brandenburg)

Conhecido pelo trabalho voluntário, foi ministro da Comunidade Católica São Luiz por 18 anos e atuou na coordenação de grupos da comunidade por 43 anos. O casal se associou na sociedade em 2015, durante as celebrações dos 150 anos de colonização alemã da comunidade, e desde então tem se dedicado intensamente às atividades. Em 2017, foram festeiros da ‘Luizão Fest’.

Grupos de trabalho

Conforme Reis, na Associação existem três grupos de trabalho responsáveis pelo serviço comunitário durante eventos no ginásio, desde o cuidado com os horários de futsal até o serviço de bufê em festas particulares. Segundo o presidente, no evento alusivo aos 59 anos, que será realizado no próximo sábado, será a primeira vez que a Associação contará com uma pessoa contratada para o serviço, permitindo que os sócios possam aproveitar a noite sem preocupações.

Noite Cultural é no próximo sábado

Para marcar os 59 anos da Associação, será realizada a Noite Cultural no próximo sábado, 17, no ginásio Luizão. O evento ‘A História da Associação Esportiva, Cultural e Recreativa São Luiz’ é viabilizado por meio de emenda impositiva nº191/2023 da bancada do PDT da Câmara de Vereadores (Termo de Fomento nº 2124/2024 da Administração Municipal). A programação ocorre das 18h às 22h, com culto ecumênico, apresentação do coral Venâncio em Canto e homenagem aos ex-presidentes. Haverá jantar com três tipos de carne, arroz e saladas, ao valor de R$ 50, antecipado, com a diretoria.

De acordo com o presidente Dali Ignácio Reis, a celebração é voltada especialmente para os sócios e tem como objetivo comemorar as quase seis décadas de história da entidade.
A segunda parte da comemoração terá início às 22h30min, com as bandas Champion, Presença e Kamarillia. A partir desse horário, os ingressos para homens custam R$ 20 e serão gratuitos para as mulheres.

Ex-presidentes

  • Afonso Reckziegel: 1966-1969
  • Wunibaldo Thiesen: 1969-1970
  • Arlindo Konig: 1976-1977
  • Arlindo Heck: 1977-1978
  • Norberto Reckziegel:1970-1974/ 1980-1982
  • Auri Kroth: 1984-1986
  • Edgar José Frolich:1974-1976/1978-1980/1988-1990
  • Armindo Scheibler:1992-1994
  • Nilo Kroth: 1982-1984/1994-1996
  • Luiz Reckziegel: 1990-1992/1996-1998
  • Egídio Hackenhaar: 1986-1989
  • Vilmar Bender: 1999-2000
  • Pedro Reckziegel: 2000-2001
  • Clécio Luiz Weber: 2001-2003
  • Egídio Kroth: 2003-2024

Frigorífico Kroth e desenvolvimento

Com 4.146 habitantes, conforme o Censo Demográfico de 2022, Santa Emília se destaca pelo desenvolvimento do distrito, ao longo das últimas décadas. Na localidade está sediado o Frigorífico Kroth, uma das maiores empresas de Venâncio Aires. Além da geração de emprego na indústria e da parceria, com grande incentivo para as atividades esportivas e comunitárias, o frigorífico foi decisivo para a conquista do asfalto para a localidade, viabilizado pelo chamado PAC dos Frigoríficos.

A história da empresa familiar começou em 1º de julho de 1956, quando Reinoldo Kroth comprou uma propriedade em Santa Emília onde já existia um açougue e abatedouro. Os filhos dele, Hélio e Auri, deram sequência ao negócio, que hoje já está na terceira geração da família, tendo como diretores André, Fábio, Luis e Silvano, filhos de Auri.

O esporte em evidência

O ginásio Luizão é palco de diversas modalidades esportivas. Tesoureiro da entidade há 14 anos, Celso Piccinini, 70 anos, explica que o jogo de bolão não é mais realizado no ginásio, mas, ao terceiro domingo de cada mês, ocorre o bolãozinho de mesa, com departamentos feminino e masculino. O ginásio também é aberto às terças, quartas, quintas e sextas-feiras para horários de futsal e vôlei. Nas quartas-feiras à noite, é a vez da escolinha de futsal São Luiz realizar as aulas no local.

Celso Piccinini é tesoureiro da Associação São Luiz há 14 anos

O professor aposentado, que residia em Porto Alegre, mudou-se para Vila Santa Emília em 1983 e desde então está sempre envolvido com as atividades comunitárias. Entre as lembranças mais especiais para ele está o 1º título municipal da 2ª divisão de futebol, conquistado em 1984, quando ele era o treinador do Clube São Luiz. Neste ano, a equipe está na final da Copa Serrana, na qual enfrentará a Aert de Vila Teresinha, em jogo no Edmundo Feix, neste domingo, 11.

Campo do São Luiz foi palco de diversas conquistas importantes do clube (crédito: Roni Müller)

Egídio Kroth: uma vida dedicada ao trabalho à Associação São Luiz

O futebol é uma presença marcante no 4º Distrito e não é diferente na família Kroth. “Ajudei a construir o atual campo do São Luiz. Carregamos muitas pedras com carroças para nivelar o terreno. Tudo foi feito com muito trabalho e amor pela camiseta”, comenta o morador da localidade, Egídio Kroth, 77 anos.

Aos 16 anos, Kroth já jogava no ‘primeirinho’ do time do São Luiz

No entanto, esta história começou bem antes. Na adolescência, era no campinho nas terras de Antônio Frölich onde Egídio disputava partidas com amigos e vizinhos. Aos 16 anos, já jogava no ‘primeirinho’ do time.

Egídio e a esposa Acelia Kroth: envolvimento comunitário (Foto: Arquivo Pessoal)

Kroth lembra que uma das primeiras bolas usadas pela equipe foi trazida pelo irmão Bruno, já falecido, do seminário onde estudava para ser padre, para jogar pelos amigos em Santa Emília. “Na época, ninguém conhecia o que era uma bola. Eram aquelas de couro, que quando molhavam ficavam tão pesadas quanto uma pedra”, lembra.

Outra curiosidade relatada pelo aposentado é que, antes do uniforme do São Luiz ser o conhecido vermelho, preto e branco, era azul e branco.

Time do São Luiz nos anos 60 (Foto: Arquivo Pessoal)

O amor pelo esporte e pela comunidade continua presente na vida da família Kroth. Seja nos campeonatos e torneios que acontecem no ginásio ou nos domingos de bolãozinho, ele e a esposa, Acélia Kroth, 74 anos, sempre estão presentes. “Não perdemos nenhum jogo. Nossa presença é garantida”, ressalta a idosa.

Associado à entidade desde jovens, o casal sempre foi atuante na diretoria. Egídio Kroth foi presidente da Sociedade por diversas vezes, somando um total de 21 anos. Além disso, ele e a esposa, casados há 56 anos, foram três vezes festeiros da ‘Luizão Fest’ e também três vezes produtores modelo representantes de Santa Emília, tendo vencido no ano de 2006.
“Tudo que fizemos foi por amor. Muitas vezes não era fácil, mas com amizade e força de vontade, muitos desafios foram superados. É muito bom estar entre amigos e ser voluntário para a nossa Associação”, ressalta Kroth.

“É muito bom estar entre amigos e ser voluntário para a nossa Associação São Luiz. Tudo o que fizemos foi por amor à camiseta.”


EGÍDIO KROTH
Morador de Vila Santa Emília


Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido