As eleições municipais deste ano estão se aproximando – o primeiro turno está agendado para o dia 6 de outubro – e neste sábado a Folha do Mate divulga o perfil de cada um dos postulantes às prefeituras de Passo do Sobrado. As informações fazem parte de um questionário padrão respondido por eles.
Na sexta-feira, 16, também iniciou oficialmente o período de campanha eleitoral, ou seja, os candidatos a vereador e ao Executivo podem pedir votos sem a preocupação com a legislação eleitoral, que vedava pedidos oficiais até a última quinta-feira, 15.
Carlos Gilberto Baierle (PT) – candidato a prefeito
Natural de Rio Pardo, Carlos Gilberto Baierle, o Caio Baierle (PT), tem 58 anos e é professor de Física e Matemática. É divorciado e pai da Rafaela, de 18 anos.
Candidatura: Filiado ao PT, concorre pela coligação Frente Ampla e Democrática, formada pela federação PT/PV, PDT, PSB e MDB. Tem como candidato a vice-prefeito Gilberto Weber (PDT).
Formação: Licenciatura em Física, com habilitação em Matemática
Trajetória política e comunitária: Foi vice-prefeito entre 2005 e 2008 e prefeito de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016, sendo o único prefeito reeleito da história de Passo do Sobrado. Também foi secretário municipal de Administração por um período na gestão do prefeito Hélio de Queiroz, o Helinho, e do vice Cristiano Konzen. Foi diretor da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Alexandrino de Alencar, de Passo do Sobrado, em 2002 e 2003; presidiu a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) em 2016; e foi vice-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP).
Por que deseja ser prefeito de Passo do Sobrado? Houve um chamamento por parte da população para que eu colocasse meu nome para concorrer a prefeito de Passo do Sobrado e eu não tinha como dizer não para esse anseio porque, afinal de contas, a comunidade sempre esteve com a mão estendida para mim, e eu jamais vou esquecer disso, em todos os processos de eleição que concorri – de diretor de escola, vice-prefeito e duas vezes como prefeito. Para mim é uma gratidão e retribuir essa gratidão é colocar o nome à disposição para poder trabalhar, transformar e modificar a realidade que está colocada em Passo do Sobrado. Isso faz com que a gente assuma essa responsabilidade e sabemos, também, de todo o trabalho que teremos pela frente, porque acreditamos em uma sociedade que tenha justiça social e geração de emprego e renda, mas que também tenha paz no coração e que as pessoas sejam o fundamento dessa história e sejam tratadas como sujeito da construção e reconhecidas dentro de um projeto coletivo que é administrar Passo do Sobrado. Não vejo nenhum salvador da Pátria de forma individual. Vejo o quanto é importante ter essa relação de construção com a sociedade para que consigamos avançar naquilo que achamos que é o mais importante para Passo do Sobrado: o desenvolvimento, com saúde pública e educação de qualidade, mas com respeito às pessoas, dialogando com a sociedade e construindo um mundo mais harmonioso e de paz.
Gilberto Weber (PDT) – Candidato a vice-prefeito
Natural de Rio Pardo, Gilberto Daniel Weber (PDT) tem 72 anos e é empresário. Tem união estável com Maura Sella. É pai da Cíntia Menezes Weber, de 47; Fernanda Menezes Weber, de 46 anos; Laura Menezes Weber, com 40 anos; e da Valentina Sella Weber, de 14 anos.
Formação: Técnico agrícola
Trajetória política e comunitária: Foi prefeito de Passo do Sobrado de 1993 a 1996 e vice-prefeito do município de 2009 a 2012. Foi presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da Escola Alexandrino de Alencar, da Comunidade Matriz Nossa Senhora do Rosário e da Comissão de Emancipação de Passo do Sobrado. Também coordenou a Comissão de Reforma da Igreja Matriz, na etapa 1.
Por que deseja ser vice-prefeito de Passo do Sobrado? Porque tenho plena convicção de que posso, junto com o Caio, colaborar na coordenação de todos os esforços para que o orçamento do município de Passo do Sobrado seja aplicado com seriedade e transparência e se transforme em obras e serviços de qualidade, especialmente em saúde e educação.
Edgar Thiesen (Progressistas) – candidato a prefeito
Natural de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, mais conhecido como Amarelinho (Progressistas) tem 45 anos, é contador e empresário. É casado com Catiane Haas e pai de Natália, 14 anos, e Kaio, de 7 anos.
Candidatura: Filiado ao Progressistas, concorre pela coligação Para Continuar Avançando, formada pelo Republicanos, PP, União Brasil e PL. Tem como candidato a vice-prefeito o vereador da atual legislatura Jander de Carvalho Thisen, o Jandinho, do Republicanos.
Formação: Ciências Contábeis
Trajetória política e comunitária: É o atual prefeito de Passo do Sobrado, no período entre 2021 e 2024.
Por que deseja ser prefeito de Passo do Sobrado? Desejo continuar como prefeito de Passo do Sobrado, ao lado do Jandinho e da nossa equipe, para dar prosseguimento ao trabalho que está sendo realizado, projetos e demais atividades que a população merece. Tenho como meta, se Deus nos permitir, tornar o desenvolvimento do município como marca registrada do nosso governo. Sei que ainda não fizemos tudo, mas já avançamos muito, e queremos continuar esse trabalho com muita humildade, união e comprometimento. Quero que você, seus filhos e meus filhos, possam viver em um Passo do Sobrado que valorize o trabalho, a família, a agricultura, a educação, a cultura, e as origens do nosso povo, e que, todos juntos, possamos nos orgulhar do município que estamos construindo.
Jander de Carvalho Thisen (Republicanos) – candidato a vice-prefeito
Natural de Passo do Sobrado, Jander de Carvalho Thisen, mais conhecido como Jandinho (Republicanos), tem 33 anos e é agricultor e comerciante. É casado com Juliane Bauer e pai de Joaquim, 5 anos.
Formação: Ensino Médio
Trajetória política e comunitária: Em 2020, foi eleito o vereador mais votado, com 258 votos, e em 2023 foi presidente da Câmara de Vereadores de Passo do Sobrado. Sempre participou ativamente das atividades da comunidade de Passo da Mangueira, bem como das demais comunidades do município, auxiliando em eventos, como quermesses, atividades esportivas, campeonatos de futebol, bocha, entre outros. Também foi presidente por três anos da Comunidade Santo Isidoro.
Por que deseja ser vice-prefeito de Passo do Sobrado? Para poder contribuir cada vez mais com a população, sem medir esforços para o desenvolvimento do nosso município, seja através de saúde e educação de qualidade, da geração de emprego e renda, da valorização do comércio, da manutenção e ampliação dos projetos sociais e esportivos, e principalmente, uma agricultura forte. Me sinto preparado e consciente da responsabilidade do cargo. Quero contribuir com o prefeito Edgar, para que Passo do Sobrado continue avançando cada vez mais, comprometendo-me a ser um vice-prefeito atuante, participativo e comprometido com o nosso povo. Humildemente, coloquei meu nome à disposição, para que, se for da vontade da nossa gente, possamos governar nosso município de forma justa, transparente e atendendo aos interesses de nossa população.