Neste sábado, 17, a Folha do Mate também apresenta os perfis das duas chapas que concorrem à Prefeitura de Vale Verde nas eleições municipais deste ano. Uma delas tem o atual vice-prefeito do município, Ricardo Froemming, mais conhecido como Feijão, como candidato a prefeito, e o vereador Gabriel Dettenborn de Mello, como candidato a vice-prefeito. Os dois são do MDB e integram a coligação Aliança pelo Vale, composta por PP, PDT, PL e MDB.
A outra coligação, chamada Vale Verde Pode Mais, formada por PSB e Republicanos, tem como candidata a prefeita a advogada Anna Maria Vicente Dorneles (Republicanos) e como candidato a vice, o ex-prefeito de Vale Verde, Ricardo André de Azeredo, o Ricardinho, do PSB.
Anna Maria Vicente Dorneles (Republicanos) – candidata a prefeita
Natural de General Câmara, Anna Maria Vicente Dorneles tem 55 anos e é advogada. Ela é casada há 34 anos com João Carlos Lucas Dorneles, tem dois filhos, Ellen Vicente Dorneles, de 33 anos, e João Francisco Vicente Dorneles, com 31 anos, e um neto, o Anthony Richter Dorneles, de 2 anos e meio.
Candidatura: Filiada ao Republicanos, concorre pela coligação Vale Verde Pode Mais, formada por PSB e Republicanos. Tem como candidato a vice-prefeito Ricardo André de Azeredo, o Ricardinho (PSB).
Formação: É graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e pós-graduada em Direito Civil pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Trajetória política e comunitária: Nunca ocupou cargo político, mas participa da política há mais de 30 anos. Especialmente em razão da profissão de advogada, tem um contato muito grande com a comunidade, onde sempre esteve presente ativamente e, desde pequena, busca auxiliar as pessoas.
Por que deseja ser prefeita de Vale Verde? Quero ser a prefeita de Vale Verde, pois minha história com o município é uma trajetória de amor e compromisso. Como alguém que nasceu e foi criada nesta terra, tenho um profundo carinho por todos os cantos do nosso município. Vale Verde não é apenas onde vivi minhas maiores conquistas pessoais e profissionais, é o lugar onde construí minha identidade e aprendi os valores que me guiaram até aqui. Hoje, sinto que estou preparada, tanto técnica quanto emocionalmente, para liderar nosso município rumo a um futuro promissor. Quero ser prefeita de Vale Verde porque acredito que posso contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento da nossa comunidade. Meu grande objetivo é fazer um governo que coloque as pessoas em primeiro lugar. Pretendo dedicar especial atenção aos nossos idosos, garantindo que recebam o cuidado e o respeito que merecem. As crianças serão uma prioridade, com investimentos em educação e saúde para que cresçam em um ambiente seguro e promissor. Além disso, tenho um compromisso firme com a geração de emprego e renda para nossos jovens. Quero que eles tenham oportunidades aqui, em Vale Verde, e não precisem deixar suas famílias para buscar trabalho em outras cidades ou na região metropolitana.
Ricardo André de Azeredo (PSB) – candidato a vice-prefeito
Também natural de General Câmara, Ricardo André Azeredo, o Ricardinho (PSB), tem 54 anos, é caminhoneiro e casado há mais de 30 anos com Maria Helena Konzen, a Lena.
Formação: Ensino Médio
Trajetória política e comunitária: Foi eleito prefeito de Vale Verde em 2012 e já foi vereador durante dois mandatos. Ele e a esposa, de forma intercalada, já concorreram na majoritária por cinco vezes. Também já foi patrão do CTG Rancho Velho.
Por que deseja ser vice-prefeito de Vale Verde? Quero ser vice-prefeito de Vale Verde para dar continuidade às conquistas que alcançamos enquanto estive à frente da Prefeitura. Acredito que ainda há muito a ser feito e estou determinado a contribuir para que nossa cidade continue crescendo e se desenvolvendo. O bem-estar da nossa população sempre foi e continuará sendo minha prioridade.
Ricardo Froemming (MDB) – candidato a prefeito
Natural de General Câmara, Ricardo Froemming, mais conhecido como Feijão (MDB), tem 46 anos e é agricultor. Ele está em uma união estável com Maria Ariel Dias Hertz e tem dois filhos, Henrique, com 7 anos, e Benício, de 1 ano.
Candidatura: Filiado ao MDB, concorre pela coligação Aliança Pelo Vale, composta por PP, PDT, PL e MDB. Tem como candidato a vice-prefeito o vereador Gabriel Dettenborn de Mello, o Melinho, do MDB.
Formação: Ensino Médio
Trajetória política e comunitária: Foi vereador durante três mandatos, de 2000 a 2012. Além disso, também ocupou o cargo de vice-prefeito entre 2013 e 2016 e de 2021 a 2024. Atuou como membro da diretoria do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), é membro de entidades tradicionalistas e integrante do Grupo dos Doze, que faz ações sociais anualmente.
Por que deseja ser prefeito de Vale Verde? Porque conheço muito bem meu município, onde cresci e aprendi a entender nossa população, com suas demandas e sonhos. Por isso, tenho convicção que estou preparado para dar continuidade ao ótimo governo que estamos desenvolvendo, junto ao prefeito Carlos Gustavo Schuch e toda equipe. Além disso, tenho planos e projetos que podem contribuir para um crescimento ainda maior do nosso Vale Verde.
Gabriel Dettenborn de Mello (MDB) – Candidato a vice-prefeito
Natural de Santa Cruz do Sul, Gabriel Dettenborn de Mello, o Melinho (MDB), tem 32 anos, é solteiro e vereador da atual legislatura.
Formação: Ensino Médio
Trajetória política e comunitária: É vereador no atual mandato, que iniciou em 2021, e foi secretário de Saúde de maio de 2023 a 31 de março de 2024. Atuação junto a entidades que realizam ações sociais. Foi motorista na Secretaria de Saúde em 2011.
Por que deseja ser vice-prefeito de Vale Verde? Porque quero contribuir com meu município e nossa gente com o que tenho de melhor, que é minha vontade incansável de ajudar, de ver as pessoas felizes e realizadas. Também dar seguimento à boa administração que estamos fazendo com inovações em diversas áreas.