Quatro servidores da Prefeitura de Venâncio Aires participaram, na última semana, de três dias de uma formação organizada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre. Ministradas pelo especialista em Gestão e Planejamento de Defesa Civil e em Direito Ambiental e mestre em Qualidade Ambiental, Cláudio Silva da Rocha, as aulas trataram sobre a elaboração do Plano de Contingência de cada município. A secretária de Planejamento e Urbanismo e de Infraestrutura e Serviços Públicos, Deizimara Souza, foi uma das representantes da Capital do Chimarrão. Foram cerca de 30 municípios – de todas as regiões do estado – que enviaram participantes ao evento.
Um Plano de Contingência deve prever vários cenários, não apenas enchentes, mas também enxurradas, temporais e pandemias, entre outros, para determinar como o Município deve agir diante dessas situações. Foi tomado como exemplo a cidade de Blumenau (SC), cuja Defesa Civil é referência nacional. “Foram três dias de trabalho intenso. Trabalhamos muito a prática, trocas de experiência e, de certa forma, foi um aprendizado gigante em relação aos municípios que hoje estão em estado de emergência ou de calamidade em relação à enchente de maio”, explica ela.
Além disso, os representantes das cidades que estiveram no evento criaram um grupo de trabalho para estabelecer uma comunicação direta entre as prefeituras. Isso porque uma das premissas apresentadas por Rocha é de que não é possível estabelecer um Plano de Contingência sem conhecer a realidade dos municípios vizinhos. “Acreditamos que, com essas informações e com o grupo de trabalho que foi criado, a gente vai manter a união da turma. Um trabalho conjunto para a realização dos Planos de Contingência será muito positivo para todos”, conclui.
De acordo com a secretária Deizimara Souza, Venâncio já tem um Plano de Contingência estabelecido. No entanto, há necessidade reconhecida de uma ampliação do documento.
Quem participou?
- Deizimara Souza, secretária de Planejamento e Urbanismo e de Infraestrutura e Serviços Públicos.
- Luciano Teixeira, coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires.
- Daiane Fürh, assistente social da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social.
- Eduardo Henrique de Lucca, engenheiro da Defesa Civil de Venâncio Aires.