Durou cerca de 24 horas a permanência na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) de um aposentado de 62 anos, preso em flagrante por suspeita de pedofilia. Ele foi solto na tarde desta quinta-feira, 22, durante audiência de custódia no Fórum do município.
Segundo apurado pela reportagem da Folha do Mate e Terra FM, o suspeito é réu primário, tem bons antecedentes e endereço fixo. Por isso, recebeu o direito de aguardar em liberdade e não terá que cumprir, neste momento, nenhuma determinação judicial.
O aposentado foi preso em flagrante na manhã de quarta-feira, 21, depois que agentes da Polícia Civil e peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) cumpriram um mandado de busca e apreensão e encontraram conteúdo de pornografia infantil em um notebook do suspeito, no apartamento onde ele reside, no bairro Morsch. À tarde, foi encaminhado à Peva.
Uma moradora de Canoas confirmou em depoimento que vendia fotos do filho dela, de apenas 7 anos, para o suspeito, por valores que variavam de R$ 50 a R$ 300.
O crime de pedofilia é considerado hediondo, com pena de 1 a 4 anos de reclusão.