Eliminado em sequência das duas copas que disputava, o Grêmio não tem opção a não ser concentrar-se no Campeonato Brasileiro. Mas apesar da decepção, o torcedor gremista tem motivos para acreditar em um bom desempenho nos próximos meses.
O Grêmio de 2023 disputou todo o segundo turno do Brasileirão após cair nas semifinais da Copa do Brasil. O que se viu foi uma arrancada notável: 35 pontos em 20 jogos, incluindo oito vitórias nos últimos 10 jogos. O aproveitamento de 58% levou o Tricolor ao vice-campeonato brasileiros, o que poucos esperavam no retorno do clube à primeira divisão.
O início ruim do campeonato deste ano não permite que o time alcance o mesmo resultado. Porém, o Grêmio já demonstra sinais de uma arrancada parecida, com quatro vitórias nas primeiras cinco rodadas do returno. Atrás apenas do Fortaleza, que venceu todos os cinco jogos no período.
A briga contra o rebaixamento já ficou para trás. As análises do Departamento de Matemática da UFMG após 24 rodadas, apontam o Grêmio com apenas 10% de chances de retornar à Série B.
O mesmo é verdade quando o torcedor consulta a casa de apostas esportivas KTO. Após vencer o Criciúma, o Grêmio era apenas o nono mais cotado para o rebaixamento, à frente de quatro times que ainda disputam outras copas. Juventude e Vasco estão nas quartas de final da Copa do Brasil, o Fluminense na Libertadores e o Corinthians terá pela frente Copa do Brasil e Sul-Americana.