O mês de setembro inicia neste domingo, 1º, e com ele mais uma edição da campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo promover ações para prevenir o suicídio e promover a vida. Neste ano, a programação organizada pelo Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios, em parceria com a Prefeitura de Venâncio, por meio da Coordenação de Saúde Mental, terá como tema ‘Ressignificando a vida em meio à crise’.
Em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM 105.1, na última quinta-feira, 29, a coordenadora do comitê, Analuci Lenuzza de Oliveira Pesqueira, ressaltou que a escolha deste enfoque está relacionada com os efeitos causados pela catástrofe climática, que aconteceu em abril e maio, na saúde mental das pessoas. “Todos, com certeza, precisam ressignificar neste momento, porque é uma vida nova que está começando”, ressaltou.
A primeira atividade da programação está prevista para a próxima terça-feira, 3 de setembro, e envolve uma palestra para os médicos que atuam na rede de saúde da Capital do Chimarrão. A iniciativa será conduzida pelo psiquiatra Alex Terra e será focada em ‘Transtornos mentais: manejo no pós-desastre’.
“Os profissionais da saúde também se sentem impactados por isso e precisam do apoio de toda a rede, porque muitas vezes não é só uma medicação que o paciente precisa. Ele precisa de um apoio, de uma conversa, um olhar, um carinho diferente”, comentou. A ação será realizada no auditório da Secretaria de Educação, a partir das 7h30min.
Demais atividades
Na quarta-feira, 4 de setembro, ocorrerá a caminhada ‘Ressignificando a Vida’. O ponto de concentração dos participantes será a Igreja Matriz São Sebastião Mártir, a partir das 14h. Durante o evento, o grupo vai se deslocar por ruas centrais do município, distribuir fôlders informativos e conversar e esclarecer dúvidas.
Para o dia 11 de setembro, uma quarta-feira, está prevista a realização da edição mensal do Grupo de Apoio a Sobreviventes Enlutados por Suicídio. A atividade será realizada na sala 5 da Paróquia São Sebastião Mártir, das 14h às 16h. Com mediação da enfermeira Patrícia Antoni, o encontro busca oferecer um lugar de acolhimento, pertencimento e conversa aberta para construir uma rede de apoio a pessoas em luto pelo suicídio, garantido sigilo e respeito aos participantes.
A última atividade proposta pela programação do Setembro Amarelo na Capital do Chimarrão está agendada para o dia 13 de setembro, uma sexta-feira, quando será realizada a quarta edição do seminário promovido durante o Setembro Amarelo, neste ano com o tema ‘Ressignificando a vida em meio à crise’. O evento não tem custo e é aberto para toda a comunidade. As palestras serão realizadas no auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires, localizado na Avenida das Indústrias, no bairro Universitário.
O credenciamento para o seminário inicia às 12h30min e as palestras às 13h. O primeiro painel será com o médico psiquiatra André Bendel sobre ‘Saúde Emocional’. Depois, a psicóloga Melissa Couto abordará o tema ‘A enchente: o trauma e as consequências na saúde mental dos afetados.’ A inscrição pode ser feita por formulário on-line disponível pelo Comitê de Prevenção dos Suicídios de Venâncio.
Momento para reflexão
A coordenadora de Saúde Mental de Venâncio Aires, Priscila Reginatto, lembra que este é o quarto ano em que é realizada uma programação mais intensa e específica no município durante o mês de setembro, mas que ao longo de todo o ano o Comitê e a Prefeitura realizam ações com o foco na promoção da vida e prevenção do suicídio.
Em relação a temática da campanha em 2024, a enfermeira ressalta a necessidade de pensar o futuro diante do pós-enchente. “Esperamos a participação da comunidade e que todos aproveitem esse momento para refletir, pensar em como está a própria saúde mental e para cuidar do corpo e da alma, que são nossos bens mais importantes. Precisamos ter equilíbrio entre corpo e mente para poder ter uma vida saudável”, destaca.
Priscila ainda enfatiza a importância de não se menosprezar os sintomas de ninguém ou medir a dor do próximo. Ainda reforça a necessidade de acolher, escutar e auxiliar na busca pelos serviços oferecidos pela rede de saúde do município quando se percebe algum comportamento incomum. “Só quem está sentindo a dor é que sabe o tamanho que ela tem”, ressalta. O atendimento pode ser buscado em postos de saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Capital do Chimarrão. Além disso, dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria de Saúde.
Programação
- Terça-feira, 3 de setembro – Palestra para os médicos que atuam na rede sobre ‘Transtornos mentais: manejo pós-desastre’.
- Quarta-feira, 4 de setembro – Caminhada ‘Ressignificando a vida’, a partir das 14h, com concentração na Igreja Matriz São Sebastião Mártir.
- 11 de setembro (quarta-feira) – Grupo de Sobreviventes Enlutados por Suicídio, na Paróquia São Sebastião Mártir, das 14h às 16h.
- 13 de setembro (sexta-feira) – IV Seminário ‘Ressignificando a vida em meio à crise’, no campus do IFSul, a partir de 12h30min.