Jarbas recebe outra boa notícia

Depois de receber, no sábado, 31, a informação de que lidera a corrida à Prefeitura – conforme mostrou a pesquisa da Folha do Mate e Instituto Methodus, publicada na edição impressa -, Jarbas da Rosa (PDT) terá acesso a mais uma notícia positiva quando fizer a leitura do jornal no dia de hoje. É que, além de ouvir as pessoas sobre intenção de votos, o Instituto Methodus também perguntou aos 400 entrevistados entre os dias 26 e 28 de agosto, como avaliam os governos federal, estadual e municipal. E o resultado é muito relevante para a atual gestão.

O prefeito e candidato à reeleição obteve um percentual de 54,4% na soma dos índices ‘ótimo’ e ‘bom’, quesitos que são levados em conta na análise de aprovação dos governos. A título de comparação, Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, alcançou 43,4% no levantamento, enquanto que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apareceu como 26,8% no somatório dos dois indicadores. A matéria completa sobre o que os venâncio-airenses pensam está na página 4 desta edição.

Centro Dia já desperta interesse

Uma comitiva da cidade de 15 de Novembro veio a Venâncio Aires, recentemente, para conhecer as instalações e buscar informações sobre o funcionamento do Centro Dia – Inácio José Assmann. A vereadora Sandra Wagner (PSB) foi quem falou sobre a visita, durante a sessão da Câmara da semana passada. Conforme ela, a Capital Nacional do Chimarrão já é referência em relação à atenção aos idosos. “Estamos à frente e somos sinônimo de cidade cuidadora”, afirmou. Sandra também lembrou a importância da participação do deputado federal Heitor Schuch (PSB) para a implementação do Centro Dia, já que o parlamentar destinou recursos para que a iniciativa pudesse se tornar realidade.

Decisão sobre a FG de Muchila

Em despacho feito na segunda-feira da semana passada, dia 26 de agosto, a juíza Cristina Margarete Junqueira decidiu que o vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), não devem mais receber a função gratificada (FG) que ganhava até deixar a função que ocupava na diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Venâncio Aires para concorrer à reeleição. Concursado para o cargo de motorista da Prefeitura, Muchila foi nomeado para a coordenação do Parque do Chimarrão, na gestão de Giovane Wickert (PSB), e passou a receber o benefício.

Quando Jarbas da Rosa (PDT) assumiu a Prefeitura, Muchila seguiu com o direito à FG por entendimento de que o mandato classista tinha sequência e ele não poderia ser prejudicado. No entanto, o Município resolveu contestar e cortar o pagamento, o que levou o parlamentar a ingressar na Justiça. Ele vinha recebendo, por força de liminar, até a data da desincompatibilização, mas agora não tem mais direito. Cabe recurso da decisão. Procurado pela coluna, Muchila disse que o mérito da questão ainda não foi julgado e que tem certeza de que, quando acontecer, sairá vitorioso.

“Só parei de receber porque estou desincompatibilizado. A partir do dia 7 de outubro, quando voltar a exercer minhas funções junto ao sindicato e à Prefeitura, eu volto a receber automaticamente”, afirmou ele. Ainda acerca do processo, chama atenção o indeferimento do pedido de assistência judiciária gratuita (AJG) feito por Muchila. De acordo com a magistrada Cristina Margarete Junqueira, “o demandante juntou seu contracheque, que comprova sua renda no valor de R$ 2.100,40 [função de motorista da Prefeitura]. Todavia, omitiu os rendimentos recebidos com o desempenho do cargo de vereador, no montante de R$ 7.207,47”.

Desconto de salário na Câmara

Na semana passada, escrevi aqui sobre manifestação da presidente da Câmara de Vereadores, Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos), que sugeriu que os parlamentares que não ficam até o fim das sessões tenham desconto em seus vencimentos. Recebi mensagem de Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), com o seguinte contraponto: “Sempre fico até o fim das sessões, mas não suporto hipocrisia em época eleitoral. Por que a presidente não se preocupa também em estudar uma forma de desconto para quem é eleito vereador pelo povo e lhe vira as costas, assumindo uma secretaria? Acredito que assim terminaria o toma lá da cá tão comum na Câmara, começando por ela”. Além de Claidir, foram secretários na atual Administração Tiago Quintana (PDT), Nelsoir Basttisti (PSD), Gilberto dos Santos (MDB) e Sid Ferreira (PDT).



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido