A Folha do Mate divulga nesta edição a segunda pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Venâncio Aires em 2024. Contratado ao Instituto Methodus, o levantamento ouviu 400 pessoas, de ambos os sexos, com idade igual ou superior aos 16 anos, de várias classes sociais e distintos níveis de escolaridade, entre os dias 9 e 12 de setembro, na cidade e no interior. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-06635/2024, tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e conta com um intervalo de confiança de 95% sobre os resultados obtidos.
Faltando pouco menos de um mês para que os venâncio-airenses se dirijam às urnas para a votação, o extrato mostra o atual prefeito e candidato à reeleição, Jarbas da Rosa (PDT) – que tem como vice Izaura Landim (MDB) -, na liderança. A dobradinha aparece com 38,3%, cinco pontos percentuais a menos do que na pesquisa do fim de agosto, quando o índice chegou a 43,3%. Na segunda posição, uma mudança: Maciel Marasca (PP) e seu vice, Alexandre Wickert (PL), surgem com percentual de 28,5%, ou seja, mais de nove pontos acima da primeira pesquisa, quando a dupla alinhada aos ideais de direita tinha 19,3% das intenções.
Giovane Wickert (PSB), que tem como companheira de chapa a professora Elida Klamt (PSDB) e era segundo colocado no primeiro levantamento, caiu uma posição e 4,8 pontos, passando de 23,3% para 18,5%. Cândido Faleiro Neto (PT) segue em quarto: tinha 1,8% na menção estimulada da pesquisa anterior e, agora, decresceu para o percentual de 1%. O candidato a vice-prefeito na chapa pura do PT é Sérgio Rosa. Brancos e nulos foram de 2,3% para 4%, e indecisos caíram meio ponto: 10,3% para 9,8%.
Guardados todos os pormenores e cuidados que se deve ter quando o assunto é eleição, ainda mais municipal, o que temos é um cenário em que Jarbas se consolida como favorito à reeleição, mas vê Marasca crescer de forma significativa. Aliás, o candidato do PP é o único entre os três postulantes ao Executivo que usufrui desta condição. Os demais, inclusive Jarbas, em que pese a manutenção da liderança, apresentaram desempenhos menos satisfatórios quando comparados os dados da pesquisa do fim do mês de agosto.
Ainda há tempo considerável para que os candidatos mobilizem suas militâncias e saiam em busca de votos que, a esta altura do campeonato, já podem ser considerados decisivos. A disputa caminha para uma polarização entre Jarbas e Marasca, mas não se pode, ainda, desconsiderar uma revigorada de Giovane, que já foi prefeito da Capital do Chimarrão. Fato é que a pesquisa da Folha do Mate, Terra FM e Instituto Methodus, como já aconteceu no fim de agosto, vai mexer com a disputa, e os reflexos vão poder ser conferidos no último levantamento, que será divulgado às vésperas do voto. Neste período as coligações terão que elaborar suas estratégias, buscar bom desempenho em debates e partir para o convencimento definitivo da comunidade. A eleição está em aberto e cada movimento é importante para o resultado final.