Parto inusitado: a história de Théo, o bebê que nasceu dentro do banheiro

-

Mulher dá à luz menino em Linha 17 de Junho, no interior de Venâncio. No parto inusitado, bebé nasceu no banheiro, na manhã de domingo, 15.

“Vai nascer?”
“Vai nascer!”

Após um diálogo curto entre marido e mulher e poucos minutos depois, mais um venâncio-airense veio ao mundo, no início da manhã de domingo, 15. A história desse parto em casa, rápido, de um bebê ‘apressado’ de 36 semanas de gestação, é daquelas inusitadas, que não se vê todo dia. Em Linha 17 de Junho, no interior do município, um menino nasceu dentro do banheiro de casa.

O nome dele é Théo, é cabeludo, tranquilo e mama bem. Na tarde dessa segunda, 16, a Folha do Mate foi conhecê-lo e conversar com os pais, o serralheiro Valmir da Silva Alves, 43 anos, e a dona de casa Ana Claudia dos Santos Teixeira, 28. “Sábado fomos dormir tranquilos. Não tinha sinal de nada”, conta Valmir, lembrando da noite anterior à chegada do filho.

Quando amanheceu, Ana foi ao banheiro. Minutos depois, foi de novo e não saiu mais. Nisso, o marido foi atrás da esposa. “Ela estava sentada no vaso sanitário com a mão na barriga. Daí perguntei se ia nascer e ela disse que sim. Liguei para um táxi e fui chamar o vizinho, que tem carro. Mas, quando voltei, estava de pé, a bolsa tinha estourado, ela com a mão na parede e só deu tempo de pegar o nenê embaixo. Fui o primeiro a segurar nos braços”, relata o pai, emocionado.

Embora seja pai de Antônio, 8 anos, e Ana Clara, de 5 (que também presenciaram o nascimento do irmãozinho), um recém-nascido nos braços deixou Valmir um pouco assustado e ele chamou a mãe, Maria Delfina, que mora ao lado. “A mãe criou oito filhos, ela ia saber melhor que eu”, revela Valmir, entre risos. Assim, enrolaram Théo num cobertor e acionaram o Samu, que depois conduziu mãe e bebê para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).

Théo nasceu com 46,5 centímetros e 2,885 quilos (Foto: Débora Kist/Folha do Mate)

9 de outubro

Ana Claudia conta que o nascimento de Théo estava previsto para o dia 9 de outubro e o fato de o caçula nascer algumas semanas antes foi uma surpresa, já que estava tudo bem no acompanhamento pré-natal. Os outros filhos, que também nasceram de parto normal, chegaram a 38 semanas de gestação. “Veio um pouco antes do tempo, mas está tudo bem com ele e comigo também”, afirma Ana. Théo veio ao mundo às 8h do dia 15 de setembro, com 46,5 centímetros e 2,885 quilos. Ele e a mãe devem receber alta hospitalar nesta terça, 17.

Médico Diego Pistoia e enfermeira Patrícia da Cruz, do Samu, fizeram o atendimento logo após o parto (Foto: Arquivo pessoal)

Emoção e momento de alegria no Samu

O atendimento referente ao nascimento de Théo foi realizado pela equipe do Samu com a ambulância de suporte avançado, a UTI móvel. Estavam na escala de domingo o médico Diego Pistoia, a enfermeira Patrícia da Cruz e o condutor Sérgio de Oliveira.

Trabalhando há seis anos na unidade de Venâncio Aires, o médico Diego Pistoia destaca o fator inusitado da ocorrência e a emoção de participar do nascimento de uma criança. “Para mim foi bastante emocionante, porque foi a primeira ocorrência com parto sendo consolidado. Na maioria das vezes, se consegue levar a paciente em vias de parto e o bebê nasce no hospital. Então nascer em casa ou na ambulância é algo raro em Venâncio.”

Pistoia explica que, quando a equipe chegou, ele imediatamente cortou o cordão umbilical, avaliou a criança e depois a mãe, para retirar a placenta. “Graças a Deus o bebê nasceu superbem. A gente lida bastante com a dor e a perda, mas também existem esses momentos de alegria que fazem com que a gente queira dar sempre o melhor em todas as ocorrências. Me sinto feliz de ter sido agraciado e fazer parte na vida da mãe e do bebê.”

Parto inusitado: outras histórias

  • Essa não é a primeira história de um nascimento dentro do banheiro de casa em Venâncio Aires. Em 2019, a Folha do Mate contou a história do Renan, de Linha Cerro dos Bois. Clique aqui.
  • Já em 2023, Lunna nasceu dentro do táxi do Fernando. Relembre dessa história aqui.


Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido