Venâncio se destaca na indústria da carne com 10 frigoríficos

-

Um dos trabalhos constantes é primar pela qualidade do produto nos frigoríficos. Em nível nacional, segmento estima projeção recorde de carne bovina.

Venâncio Aires é conhecido como um dos maiores polos de proteína do Rio Grande do Sul. Além da produção primária com avicultura e bovinocultura de corte e leite, o município se destaca na indústria nessa segmento.

São atuais 10 frigoríficos em atividade, entre eles o Frigorífico Kroth, de Vila Santa Emília. Segundo um dos diretores, Fábio Kroth, a questão da qualidade é algo constante na rotina. “Uma empresa no setor de alimentos no Brasil, que começa a ter uma projeção no país, tem desafios que uma empresa exportadora também tem. Então precisa ter uma estrutura de controle de qualidade de produtos e de limpeza de um nível muito alto, ou seja, a qualidade é uma constante.”

Atualmente, o Frigorífico Kroth chega a praticamente todo o Rio Grande do Sul. Atende com maior foco desde a região central, como Santa Maria, até Caxias do Sul e arredores, Vales do Caí e Sinos, Pelotas, Grande Porto Alegre e o Litoral. Também vai a Santa Catarina, principalmente no Litoral do estado vizinho.

Expectativa no Frigorífico Kroth

Sobre os números projetados para 2024, Fábio Kroth explica que a expectativa é terminar o ano dentro do total de abates de 2023, que chegou a 109,5 mil. Anualmente, a empresa trabalha com a projeção de 10% a 20% de crescimento, mas, com as enchentes, houve uma reprojeção e se espera manter os números do ano passado.

“Além da dificuldade desse ano, não podemos esquecer do ano passado, que também teve enchentes e estiagem. Tivemos reflexos, porque a preocupação é com a reconstrução, a recuperação das casas e dos bens, mas diminuiu o consumo de alimentos como carne. Na enchente desse ano, tem locais em Porto Alegre, por exemplo, que ficaram mais de 40 dias inacessíveis, então o problema de logística também impactou.”

Sobre números de 2024, o Frigorífico Kroth abateu 66,4 mil cabeças entre janeiro em agosto. Já no mesmo período do ano passado, foram 69,8 mil.

Frigoríficos em atividade em Venâncio

  • Neri do Nascimento Ltda (Boi Gaúcho)
  • Frigorífico Mariante Ltda
  • Família Kroth Indústria e Comércio de Carnes Ltda
  • Frigorífico Sapé Ltda
  • Frigorífico Freese Ltda
  • Abatedouro Bergenthal Ltda
  • Orlando dos Santos & Filhos Ltda
  • Frigorífico Vianna Ltda
  • Frigorífico Eggers Ltda
  • Granja Avícola Bom Frango Ltda

Em Venâncio Aires, a cheia do rio Taquari em maio atingiu diretamente o Frigorífico Boi Gaúcho, em Vila Mariante, e a Granja Avícola Bom Frango, em Linha Picada Nova. O Boi Gaúcho ficou quase 30 dias sem operar enquanto a Bom Frango levou mais de um mês para voltar à produção.

Conab estima produção recorde de carne bovina*

A produção de carne bovina deve chegar a 10,19 milhões de toneladas neste ano, o que significa um aumento de 7,1% quando comparado com 2023. Se confirmado, o volume será um novo recorde na série histórica, ultrapassando a produção de 2006. É o que aponta o quadro de suprimento de carnes atualizado no fim de julho, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A alta é explicada pelo auge no processo do ciclo pecuário devendo ser atingido em 2024, com o pico do descarte das fêmeas. Diante deste cenário de maior oferta do produto, as exportações devem registrar um crescimento de 13,4%, podendo chegar a 3,44 milhões de toneladas. Apenas no acumulado dos seis primeiros meses do ano, os embarques já chegaram a 1,7 milhão de toneladas, incremento de 25,77% ao registrado no mesmo período de 2023. Mesmo com a alta nas vendas internacionais, o mercado doméstico não deve ser afetado. Para a disponibilidade interna, a companhia também prevê um aumento de 4,2%, sendo estimada em 6,82 milhões de toneladas.

Suínos e frangos

Para a carne suína, a produção deve chegar a aproximadamente 5,4 milhões de toneladas, leve alta de 1,9%. O incremento possibilita a elevação tanto nas exportações como no mercado interno, sendo projetada em 1,3 milhão de toneladas e 4,18 milhões de toneladas respectivamente. Caso sejam confirmadas as estimativas da Companhia, as vendas externas e a disponibilidade do produto no mercado nacional irão atingir um novo recorde na série histórica do produto.

Quanto à avicultura de corte, o panorama é de certa estabilidade. A produção se mantém próxima a 15 milhões toneladas de carne de frango, com as exportações em níveis de 5 milhões de toneladas e disponibilidade interna na faixa de 10 milhões de toneladas.

Já com relação aos ovos, a estimativa da Conab é que a produção para 2024 atinja um novo recorde com 42 bilhões de unidades para consumo, alta de 2% em comparação ao ano passado. O maior volume a ser produzido reflete em uma elevação na oferta do produto no mercado interno.

O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou que o aumento da produção significa a possibilidade de redução dos preços aos consumidores. “Com a produção recorde, teremos mais carne no mercado, cai o preço ao consumidor e vai aumentar também as exportações, o que é excelente para a economia brasileira.”

  • Fonte: AI Conab

30,7 milhões de toneladas – é a projeção para as três principais carnes do país neste ano. O volume representa um crescimento de 3,5% se comparado com 2023.

Carne suína e de frango em 2025

• De acordo com a Conab, a produção de carne suína e de frango pode atingir um novo recorde em 2025. Influenciada por uma demanda internacional aquecida e um bom ritmo no mercado interno, aliada a custos controlados, fruto dos menores patamares de preços de grãos, projeta-se, para a carne suína, produção de 5,45 milhões de toneladas. Já para a carne de frango, as projeções apontam para uma produção de 15,51 milhões de toneladas. (Fonte: AI Conab)



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido