A Semana Farroupilha é o momento de celebrar a cultura gaúcha e lembrar dos antepassados que deixaram legados e costumes que são vividos até hoje no Rio Grande do Sul. A comemoração é marcada por diversas atividades, como desfiles, apresentações artísticas, fandangos e rodeios. Para celebrar a data, Passo do Sobrado organizou uma programação que começou no sábado, 14, com um fandango de formatura e se encerrou nesta sexta-feira, 20, quando estava programado o desfile das entidades tradicionalistas, que precisou ser cancelado devido à chuva.
Entre as atividades que integraram a semana mais gaúcha do ano, ocorreram homenagens aos patronos durante uma sessão solene da Câmara de Vereadores, na noite da segunda-feira, 16, na sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Gaudérios da Querência. A tradicionalista Eva Marilene Lopes Bandeira e os familiares de Arno Lopes (já falecido) receberam uma lembrança em reconhecimento à sua trajetória de vida e contribuição ao tradicionalismo do município.
Eva, de 67 anos, nasceu em uma família tradicionalista e cultiva as tradições gaúchas desde a infância. Foi sócia-fundadora do CTG Gaudérios da Querência em 1979, tendo sido a primeira-secretária da entidade e a responsável por redigir a ata de fundação. Naquela época, foi nomeada 1ª prenda do CTG, a primeira na história da entidade. Participou ativamente de diversas patronagens, realizando trabalho braçal, montando e vendendo ações entre amigos, e ajudando em todas as atividades. Também representou a entidade na Ciranda Regional de Prendas.
Em 2016, recebeu da 5ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) a ‘Menção Honrosa Luis Carlos Durante’, e em 17 de setembro de 2017 foi agraciada pelo CTG Gaudérios da Querência com uma ‘Menção Honrosa’, em reconhecimento aos relevantes trabalhos voluntários prestados à entidade durante os 38 anos de sua fundação.
Foi casada com Roni Romeu Preuss durante 35 anos, até o falecimento dele em 2021. Juntos, tiveram um filho, o advogado Salo Bandeira Preuss, que é casado com Daien Crist Baierle, e dois netos – Sofia Baierle Preuss, 9 anos, e Pedro Joaquim Baierle Preuss, 4. Eva também tem duas enteadas, Sabrina Preuss e Sula Preuss Helfer.
“Recebi essa homenagem com orgulho e uma emoção enorme. É muito bom ser lembrada e receber o carinho de muitas pessoas. Minha família é tradicionalista de berço. Cresci no campo e passei meus ensinamentos ao meu filho e agora aos netos. Tenho orgulho de ter sido sócia-fundadora do CTG Gaudérios da Querência, entidade que permanece forte até os dias atuais. Plantei aquela semente sem esperar retorno, mas agora ganhei esse presente de ser a patrona da Semana Farroupilha de Passo do Sobrado”, ressaltou a homenageada.
Homenagem póstuma
Na mesma noite, os familiares de Arno Lopes, que faleceu em 2019, aos 74 anos, receberam a homenagem póstuma feita ao pai. Segundo um dos filhos, Nelso Rodrigo Lopes, 42 anos, Arno foi muito atuante no meio tradicionalista em Passo do Sobrado. Foi tesoureiro do CTG Estância do Sobrado e por muitos anos atuou ativamente na comunidade.
Era marceneiro, morador do Centro do município, e também, foi sócio da entidade Gaudérios da Querência. Entre as atividades que realizava na entidade tradicionalista, estava a responsabilidade de levar os grupos de danças artísticas para se apresentarem, além de gostava de acampar em rodeios.
Foi casado com Liselote Tietze Lopes, com quem teve dois filhos: Nelso Rodrigo e Fabiana Lopes, 49 anos. Também teve dois netos, Humberto, 14, Rebeca, 8. “É muito gratificante receber essa homenagem pela memória e pelo trabalho que meu pai fez. Ele sempre ajudava as pessoas e era muito solidário. Tenho muito orgulho da história dele”, ressaltou Nelson.