Foco na aplicação correta dos recursos públicos: o dia a dia dos contadores do Município

-

Assim como na área privada, os contadores têm um papel fundamental no setor público. Na Prefeitura de Venâncio Aires, são cerca de 20 contadores, incluindo aqueles que atuam nos cargos de auditores, tesoureiros, assistentes contábeis e técnicos administrativos – todos profissionais com formação em Ciências Contábeis e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). A maioria está concentrada na Secretaria da Fazenda, mas a atuação abrange todas as pastas.

“Na administração pública, o contador exerce funções variadas, de todas as áreas da contabilidade, como orçamentária, financeira, gerencial, prestação de contas, patrimonial, auditoria, análise de balanços e composição de preços, que perpassa toda a Prefeitura”, explica Janice Rosangela Siebeneichler Antoni, contadora do Município há 12 anos.

Quando ela iniciou no cargo, eram apenas cinco contadores da Prefeitura. Antes disso, ela atuou ao longo de uma década como fiscal de tributos, tendo iniciado a trajetória no serviço público municipal em 2002.

Atuação dos contadores da Prefeitura

Janice ressalta a importância da atuação dos profissionais para o Município. “É um trabalho que permanece, independentemente do gestor, e tem uma grande responsabilidade. O contador é o braço direito do gestor, um apoio para as decisões de onde vão ser investidos os recursos.”

Outro aspecto destacado por ela é o quanto o trabalho do contador busca garantir a correta aplicação do dinheiro público. Na prática, os contadores são os “olhos” da população. Para isso, são feitas análises detalhadas em planilhas de preço, em contratos e em relatórios de arrecadação de tributos e despesas.

Há três anos, Janice atua como contadora da Secretaria de Administração no setor de Compras, na área de composição de preços, integrando a comissão de avaliação das parcerias voluntárias. O trabalho inclui a análise minuciosa da formação de preços em contratos de grande porte da Prefeitura, como o da coleta de lixo, transporte escolar e transporte de pacientes de saúde.

Concentração, rapidez de raciocínio e capacidade de análise estão entre as habilidades necessárias para a função. “Buscamos trabalhar para que a máquina seja mais enxuta, se consiga economizar e esse recurso que sobra possa ser investido em outras áreas, para oferecer mais prestação de serviços à população”, comenta a servidora pública.

“O contador tem a responsabilidade de cuidar do dinheiro público, assim como os auditores do controle interno. É uma função primordial dentro da administração pública e que auxilia o gestor na tomada de decisões.”

JANICE ANTONI – Contadora

Trajetória

• Formada em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 1996, Janice Antoni iniciou a trajetória na área no setor de contabilidade da antiga multinacional Rio Grande Tabacaleira por 10 anos.

• Após aprovação em concurso público, ingressou na Prefeitura de Venâncio Aires em 2002, no cargo de fiscal de tributos, no qual permaneceu por uma década.

• Em 2012, foi aprovada como contadora e, desde então, exerceu a função em diferentes setores do Município, como Secretaria de Saúde, Orçamento, Prestação de Contas, Auditoria e Controle Interno, Secretaria de Educação e, desde 2022, setor de Compras – composição de preços.

Contador em atualização constante

Da mesma forma que os contadores que atuam em escritórios de contabilidade precisam acompanhar as constantes mudanças da legislação, os profissionais do Município também precisam se atualizar constantemente. “Há mudanças todos os dias e precisamos sempre estar em busca de novos conhecimentos. Com a tecnologia, facilitou muito pois temos acesso a diversas capacitações de forma virtual”, observa Janice Antoni.

Para ela, entre os desafios da área no serviço público estão modernizar os sistemas, com o uso de mais tecnologia, para possibilitar que, cada vez mais, o contador possa se dedicar mais à análise gerencial do que a atividades manuais de elaboração e conferência de planilhas, por exemplo. “A tendência é de que se torne uma profissão de informações para a tomada de decisões.”



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido