A pouco menos de duas semanas para as eleições municipais, que ocorrem no dia 6 de outubro, além de conhecer os candidatos e as propostas, também é fundamental saber o local de votação. Segundo a ferramenta Google Trends, que mede as pesquisas dos brasileiros no mecanismo de busca do Google, termos relacionados ao local de votação tiveram aumento na última semana em todos os estados do país.
Em Venâncio Aires, por exemplo, são 84 pontos diferentes de votação em todo o município. Para consultar, é necessário acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para quem estiver utilizando celular, é necessário clicar no botão ‘Serviços’ e, depois, em ‘Local de votação’. O eleitor que ingressar na página pelo computador pode procurar diretamente o botão ‘Local de votação’, no lado direito da tela.
A partir deste momento, o procedimento é padrão. O sistema pede o número do CPF, o número do título eleitoral ou o nome completo do cidadão (ver foto). Além disso, é necessário preencher os campos que pedem data de nascimento (formato DD/MM/AAAA) e o nome completo da mãe. Na tela seguinte, o TSE informa se a situação está regular, o local de votação, com o endereço, e a seção eleitoral.
Mudanças no local de votação
Em Vila Mariante, diretamente atingida pela cheia do rio Taquari, em maio, há duas mudanças. As urnas das seções 81, da Associação dos Moradores e Amigos de Itaipava das Flores (local desativado), e 112, da Comunidade Católica São Cristóvão, de Linha Chafariz (também desativada), passam para a Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Vila Mariante.
Curiosidades
- O maior colégio eleitoral de Venâncio Aires é a Escola Estadual Zilda de Brito Pereira, no bairro Gressler, com 3.084 votantes.
- Em seções, são três locais com oito: a Escola Zilda, a Escola Estadual 11 de Maio, no bairro Coronel Brito, e o Clube de Leituras, no Centro.
- São, ao todo, 52.593 eleitores aptos a votar em Venâncio Aires.