Em Venâncio, cada coligação optou por um estilo e formato musical para atrair os votantes, os jingles dos candidatos a prefeito visam marcar nome e número na urna.
Por Juan Grings e Leonardo Pereira
Quantas vezes você já se pegou cantando o refrão de um jingle de políticos? Por vezes, nem é do seu candidato preferido, mas assim como os grandes hits da música brasileira e internacional, os jingles dos candidatos a prefeito são ‘grudentos’. As letras simples, o ritmo leve e repetitivo, fazem com que essas canções, que têm o intuito único e exclusivo de promover um candidato ou uma coligação, virem parte da rotina.
Em Venâncio Aires, na rádio, nas redes sociais dos candidatos e nas ruas, é praticamente impossível passar despercebido por alguma das quatro melodias que embalam as chapas à majoritária das eleições. Seja o ‘Com o Lula lá e Cândido e Sergio aqui’, ‘Giovane e Elida, bem melhor’, Vamos votar no 12, vamos seguir com Jarbas e Izaura’ ou ‘Marasca, vota 11 e confirma’ – provavelmente que você leu no ritmo de cada um -, a musicalidade é fator essencial para ‘grudar’ a candidatura para o eleitor.
Mas cada jingle tem a sua peculiaridade e objetivo principal. Por isso, a redação integrada da Folha do Mate e Terra FM buscou os compositores de cada letra para entender quais foram as principais metas ao desenvolver os projetos.
Fala, compositor!
Candidatos: Cândido Faleiro Neto e Sérgio Rosa, ambos do PT
Autoria: Emerson Machado, compositor ao lado de Cândido Faleiro Neto e Andy Ruwer
“Primeiro, fizemos uma visita e um briefing, dando a tônica do que queríamos, o estilo musical que estávamos pensando, que tem a ver com o PT, o povo trabalhador e esse diálogo entre a cidade e o interior. Muita gente que mora na cidade vem do interior. A partir dessa primeira abordagem, o produtor também auxiliou no desenvolvimento da letra. Em um segundo momento, ele fez a apresentação e nós solicitamos algumas alterações para ficar dentro do que queríamos, como campanha e mensagem. E, para finalizar, o nosso candidato deu a ‘pincelada’ final. Tenho certeza que é uma música que impacta muito, porque é a cara do PT e da nossa campanha, que é para cuidar de todos, do interior até a cidade.”
Candidatos: Giovane Wickert (PSB) e Elida Klamt (PSDB)
Autoria: Maicon Herdina, da produtora Tomate Cereja, de Lajeado
“Para a produção desses jingles, sempre é montada uma equipe com músicos, compositor e cantor, que trabalham juntos. A gente fez uma reunião com a agência para definir alguns termos, algumas palavras, a ideia da campanha e o contexto geral. A música tem a ideia de trazer a união da experiência de Giovane com a renovação da professora Elida. Trabalhamos bastante na composição esses aspectos de experiência, renovação e mudança para melhor. Também para ficar memorável no jingle o nome dos candidatos, com uma melodia de fácil assimilação para cantar ‘Giovane e Elida’, com a repetição dos nomes no refrão, justamente para trazer essa força e para ficar grudado o nome dos candidatos.”
Candidatos: Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB)
Autoria: Everton Teixeira (TX), compositor junto com Thomáz Lenz
“A gente quis fazer uma música que tivesse uma batida marcante, que fosse diferente e alegre, com originalidade. Colocamos um grande diferencial, a voz do candidato em uma passagem da música, e abriu possibilidade de uso da música diferente e uma aplicabilidade ao fonograma legal. Mas obviamente que os méritos não são só nossos, a gente trabalhou com grandes profissionais nesse jingle. Não construímos nada sozinhos, sempre contratamos profissionais, porque isso ajuda todo mundo e na peça final. Então, a gente ficou muito feliz com o resultado, foi muito gratificante fazer mais um jingle do Jarbas.”
Candidatos: Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL)
Autoria: Luiz Gerlach, o Pita, compositor com Altair Wachholz e com produção de Maicon Herdina, da Tomate Cereja
“O objetivo é passar ao eleitor a mensagem que os candidatos querem trazer, de mudança e de que Venâncio tem potencial e pode voltar a crescer. Venâncio pode ficar mais forte, mais bonita e, para isso, há uma nova opção nestas eleições. Dois candidatos que vieram com uma energia nova, com propostas diferentes na política, de gestão, administração, e o jingle, por ser uma música, tem que colar, passar uma mensagem profunda, mas leve ao mesmo tempo. Foi nesse resultado que a gente chegou com a melodia. Uma letra que passa essa mensagem, que busca informar e entreter o eleitor. A gente está bem satisfeito com o resultado e acho que o eleitor conseguiu captar a mensagem também, a gente vê que as pessoas estão gostando e cantando.”
Conheça os jingles dos candidatos a prefeito
Cândido e Sérgio
Giovane e Elida
Jarbas e Izaura
Marasca e Alexandre