O Cartório Eleitoral de Venâncio Aires intensifica, a cada dia, a atuação para que tudo funcione em conformidade em 6 de outubro, dia das eleições municipais. O trabalho com as urnas, por exemplo, já está bastante adiantado. Conforme o chefe do cartório, Eduardo Mosman, na terça-feira, 24, foi concluído o cadastro dos candidatos, com foto, número e nome de cada uma das opções para Executivo e Legislativo dos três municípios incluídos na 93ª Zona Eleitoral: Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão.
No entanto, Mosman ressalta que uma nova rodada de testes com os equipamentos ainda deve ocorrer na próxima semana, como última fase de verificação antes do pleito. O órgão conta com 235 máquinas, todas da última geração lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2022. Destas, 23 ficam na reserva, para substituir eventuais urnas que apresentem defeitos.
Embora prontas, elas só entrarão em funcionamento, de fato, no dia 6. “Como a urna é programada para funcionar somente no dia das eleições, a partir de agora, toda vez que a gente ligar, ela apresenta uma mensagem indicando que só vai funcionar a partir das 7h do dia 6 de outubro, quando já estiver com o mesário”, explica.
Resultado
Após o período de votação, que segue das 8h às 17h, a preocupação do Cartório Eleitoral passa a ser com a apuração dos resultados e posterior publicação oficial no menor prazo possível. Eduardo Mosman explica que, na Zona Eleitoral, são traçados 11 roteiros de busca das urnas, a partir de critérios geográficos, executados por funcionários do cartório.
Em Boqueirão do Leão, porém, o funcionamento é diferente. Por conta da distância do Centro para muitas das localidades do interior, o órgão solicita que os próprios presidentes das mesas levem os equipamentos até a região central da cidade, onde os oficiais aguardam para transportar até Venâncio Aires, para a contagem dos votos.
De acordo com a projeção de Mosman, a apuração deve ser concluída até as 20h30min, momento em que serão anunciados, oficialmente, os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos para o mandato de 2025 a 2028.
A nova urna
- De última geração, as urnas apresentam alterações em relação à utilizada nas últimas eleições em Venâncio. Além de ser esteticamente diferente, por ser mais ‘quadrada’ e ter os botões abaixo da tela, em vez de ao lado, o teclado usado pelo mesário também foi modificado, com a inserção da tecnologia touch screen.
- Já o novo software é motivo de elogios pelos funcionários. “Já deu para notar que é uma máquina que estraga menos do que a antiga. Nos testes que já fizemos, só uma precisou ser substituída, antes costumava ser em número maior”, afirma Mosman.