A quarta-feira, 25, foi de blitz educativa em Venâncio Aires. Promovida pelo CFC Venâncio Aires, com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito, a ação fez parte do projeto ‘Trânsito Não Tem Idade’, que visa orientar e educar a população sobre a sinalização de trânsito. A mobilização ocorreu na esquina das ruas Conde D’Eu com a Coronel Agra, onde voluntários conversaram com motoristas e distribuíram materiais educativos.
De acordo com a idealizadora do projeto, Iara Berenice Stein, durante todo o ano, o projeto realiza atividades nas escolas, mas, em função da Semana Nacional do Trânsito, que ocorreu de 18 a 25 de setembro, as ações foram ampliadas. Além das visitas às instituições de ensino, entrevistas com condutores foram realizadas para discutir a situação do trânsito local. “O nosso foco agora é dar continuidade ao ensino sobre sinalização nas escolas, promovendo desde cedo a prática de uma direção defensiva”, destaca Iara.
O coordenador do Departamento de Trânsito da Prefeitura, Luciano Teixeira, destaca que ações como essa são importantes na construção de um trânsito mais seguro. “A educação no trânsito deve ser uma prioridade. Assim, criamos um ambiente mais seguro para todos, onde a responsabilidade e a paz no trânsito são práticas diárias”, finaliza Teixeira.
Sobre a Campanha
A Semana Nacional do Trânsito é uma campanha anual dedicada à conscientização sobre a segurança viária. As atividades têm como objetivo sensibilizar motoristas e pedestres, destacando a importância de comportamentos responsáveis no trânsito. O projeto visa mobilizar toda a comunidade para adotar atitudes que contribuam para um trânsito mais seguro, pacífico e consciente. Neste ano, o tema central é ‘Paz no trânsito começa por você’.
Fonte: AI Prefeitura