Após restabelecer o trabalho e recompor a estrutura depois dos estragos deixados pela enchente histórica registrada em maio deste ano, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires decidiu criar uma campanha de apoio à população atingida.
Com a parceria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Aprosoja, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicoob e Tramontina, foram montados 52 kits que começaram a ser entregues na terça-feira, 24, e continuarão a ser distribuídos durante a semana. Os itens incluídos nos kits foram geladeira, fogão, um jogo de panelas, um jogo de talheres, uma enxada e uma pá.
Conforme o integrante da comissão fiscal do STR, Luciano Walker, foi realizado um levantamento entre sócios e não sócios que tiveram perdas devido à enchente na região alagada pelo arroio Castelhano e pelo rio Taquari e, após a análise, foi possível repassar as doações.
O presidente Cláudio Fengler destacou que a principal função do STR é apoiar o agricultor familiar e ajudar a classe da agricultura. “Conseguir entregar esses itens, por menores que sejam, é motivo de alegria e gratidão. É uma possibilidade de eles terem uma melhor qualidade de vida. Foi muito gratificante ver a alegria das pessoas. Com certeza isso também melhora a autoestima delas”, comentou.