Coletiva de imprensa: Itacir Brassiani é apresentado oficialmente como novo bispo da Diocese

-

Na manhã desta segunda-feira, 30, ocorreu uma coletiva de imprensa na sala de reuniões do Secretariado Diocesano de Pastoral, em Santa Cruz do Sul, com o intuito de apresentar oficialmente Dom Itacir Brassiani como o novo bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. Participaram da mesa principal o bispo da diocese, Dom Itacir Brassiani, o bispo emérito Dom Aloísio Alberto Dilli, o Vigário-Geral padre Leandro José Lopes e o assessor de Comunicação padre Giovane Gonçalves.

Embora a Celebração Solene de Ordenação Episcopal e Posse Canônica do bispo tenha acontecido no domingo, 29, na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul, o momento da coletiva foi destinado à imprensa para o primeiro contato com Brassiani.

Dom Itacir foi nomeado bispo da diocese pelo Papa Francisco no dia 21 de junho de 2024, após o Santo Padre aceitar o pedido de renúncia ao governo pastoral apresentado por Dom Aloísio Alberto Dilli, que completou 75 anos em junho do ano passado — idade limite para o exercício do ministério episcopal. Desde 2021 até ontem, ele atuava como superior provincial para a América Latina dos Missionários da Sagrada Família, com sede em Passo Fundo.

Bispo Itacir Brassiani e bispo emérito Dom Aloísio Dilli (Foto: Júlia Brandenburg)

Quanto à rotina de trabalho, o bispo explicou que apenas a partir do próximo ano poderá ajudar a definir novas agendas, mas que, daqui para frente, terá rotinas de reuniões com diversos segmentos, além de visitas às paróquias, celebrações e confirmações nas diversas comunidades.“Para mim, será uma complexidade regional na minha vida, porque até ontem o meu trabalho abrangia Moçambique, Chile, Argentina, Bolívia e todo o Brasil. Agora, terei um número maior de comunidades, mas mais concentradas em uma mesma região”, comentou.

O bispo emérito, Dom Aloísio Alberto Dilli, ressaltou que, embora tenha apresentado o pedido de renúncia, seu trabalho diocesano continuará. “O trabalho será rejuvenescido, mas o caminho da Igreja deve prosseguir. Agora sou emérito, mas isso não significa que deixarei de ser bispo”, afirmou.



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido