Já entramos no funil da eleição

Já estamos na semana do voto. Neste domingo, dia 6, vamos às urnas para eleger prefeito, vice-prefeito (a) e vereadores. São 17 cargos públicos e, quem conquistar estas cadeiras, será diretamente responsável pelos rumos da sociedade. A campanha deste ano é de apenas 45 dias, mas a minha impressão é de que durou muito mais do que isso. Talvez, pelo fato de fazer a cobertura política para a Folha do Mate e Terra FM e estar em contato com candidatos e coligação o tempo todo. Mas, como dizia, entramos na última semana de campanha e, quem ainda não tomou suas decisões, pode aproveitar os momentos importantes que teremos para definir quais as melhores escolhas a fazer.

Destaco, principalmente, o debate da Folha do Mate e Rádio Terra FM, que será realizado nesta quinta-feira, 3. Cândido Faleiro Neto (PT), Giovane Wickert (PSB), Jarbas da Rosa (PDT) e Maciel Marasca (PP) estarão frente a frente, no Clube de Leituras, a partir das 20h, para o último confronto de ideias e apresentação de propostas desta eleição. Um pouco antes do debate propriamente dito, eles participam de uma pré-live, um ‘esquenta’ para a atração principal, que contará com a presença de público.

Tudo isso poderá ser conferido, ao vivo, pela Rádio Terra 105.1 FM e pelo canal Terra Play, no YouTube. E, logo depois do enfrentamento entre os candidatos, já na madrugada de sexta-feira, 4, estará disponível uma edição extra da Folha do Mate, com a terceira e última pesquisa de intenção de voto para prefeito de Venâncio Aires, contratada ao Instituto Methodus. Durante a semana e, especialmente, no domingo, Folha e Terra trarão as últimas novidades do pleito. No caso da emissora de rádio, está confirmada a cobertura completa no dia da eleição. E, na segunda-feira, 7, vem a ‘cereja do bolo’: a edição impressa com os eleitos e demais resultados do pleito. Temos muito trabalho pela frente, mas certamente vamos oferecer o melhor para a nossa audiência.

Justiça Eleitoral aplica multas

As chapas majoritárias de Giovane Wickert (PSB) e Elida Klamt (PSDB) e de Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL), além da candidata a vereadora Daniela Marasca (PP), foram condenadas a pagar R$ 5 mil de multa por impulsionamento de publicações nas redes sociais contra a chapa de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB), bem como retirar as postagens da internet. As decisões foram tomadas pela juíza Cristina Margarete Junqueira.

A defesa de Giovane e Elida informou que “a coligação cumpriu com a liminar que foi deferida e, no que se refere à multa, vai buscar reforma da sentença, pois tem entendimento divergente do que foi proferido”. Já a defesa de Maciel, Alexandre e Daniela manifestou que “a determinação de retirada da publicação não foi pelo conteúdo do vídeo que narrou situações que a comunidade exige maior atenção, mas sim em razão do impulsionamento da propaganda”. Também antecipou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) será acionado, em busca de reforma da decisão judicial. Jarbas e Izaura também acionaram o candidato Eligio Weschenfelder, o Muchila IPSB), por situação semelhante e aguardam por um julgamento.

Rapidinhas

Candidato à reeleição, o vereador Ezequiel Stahl (PL) usou as redes sociais para reclamar que adversários políticos estariam espalhando, na região da Picada Nova, um de seus redutos eleitorais, a fake news de que a Prefeitura não poderia mais prestar determinados serviços nas propriedades porque o parlamentar teria feito uma denúncia contra o Executivo. “O jogo sujo continua acontecendo. Não venham colocar a culpa em mim pela irresponsabilidade e dificuldade que o poder público está tendo em atender as demandas da nossa população”, argumentou o parlamentar.

Outra que tem se queixado de atitudes de adversários políticos é a também candidata à reeleição Sandra Wagner (PSB). “Tem ex-colega de partido falando mal de mim em comício. Politicagem barata eu não vou admitir”, afirmou a parlamentar, sem citar nomes. Sandra ressaltou ainda que tem uma vida pública ilibada. “Não sou de fazer promessas infundadas e nem comprar voto, com xixo, galinhada, galeto ou brita”, complementou.

Quem ainda tiver interesse de fazer publicações de campanha na edição impressa da Folha do Mate, tem até o jornal de sexta-feira, 4, (extra) para isso. No sábado, 5, as publicações já estarão vedadas, de acordo com a legislação eleitoral. E atendendo a pedidos, reforço que não teremos, em hipótese alguma, segundo turno em Venâncio Aires. Somente pode haver segundo turno em municípios com mais de 200 mil habitantes. No caso do Rio Grande do Sul, há possibilidade de isso acontecer em cinco cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Santa Maria e Pelotas.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido