O que os candidatos de Mato Leitão projetam para o futuro do município; veja as propostas

-

Arcênio Maldaner e Volnei Hochscheidt, do PP

Desenvolvimento econômico

  • É meta apoiar as empresas instaladas e atrair novas, com incentivo. Valorizar o comércio, a indústria e os prestadores de serviço, discutindo estratégias com a ACI. É objetivo qualificar a mão de obra, fazendo parceria com universidades, Sebrae, Senai, entre outros. Vamos fomentar iniciativas para que os jovens entrem no mercado, qualificando seu currículo. Investimentos no setor primário também estão entre as prioridades, visando a diversificação, apoiando a agricultura familiar e os integrados.

Agricultura

  • Gestão com envolvimento do Comder, para implantar novos programas de apoio e definição de critérios, bem como aperfeiçoar os programas existentes. Vamos melhorar as estradas e acesso às propriedades de todos, disponibilizar máquinas para as demandas das propriedades rurais, bem como prestar melhor assistência técnica aos agricultores em parceria com a Emater, desenvolvendo projetos para melhorar a produtividade. Vamos investir em estudos ambientais, para que a agricultura possa se desenvolver tendo em vista as mudanças climáticas de chuvas intensas e/ou estiagens.

Cultura, esportes e turismo

  • Retomar os investimentos públicos em oficinas inclusivas para todas as idades, com ênfase para as crianças, na área do esporte, cultura e lazer: futebol, atletismo, vôlei, patinação, dança, música e canto. Vamos voltar a realizar investimentos em turismo de eventos, como rústica, competições locais e regionais de esporte e passeio ciclístico, para atrair turistas. Manter e apoiar as festas campeiras do CTG, a Festa das Orquídeas e a Festa do Colono Imigrante. Além do turismo de eventos, vamos implementar o turismo de visitação, criando uma rota turística.

Arly Stöhr Flecha (PDT) e Luciano Vargas (MDB)

Desenvolvimento econômico

  • A prioridade é continuar com os incentivos para novas empresas e apoiar empreendimentos já existentes. No Distrito Industrial, o trabalho será focado em lotear e estruturar o restante da área. O setor também precisa de energia e internet. Neste sentido, vamos buscar diálogo com concessionárias para melhorar a oferta dos serviços. A manutenção das estradas e novos investimentos em pavimentação também fazem parte da proposta. Vias em boas condições de trafegabilidade, ou até com asfalto, garantem agilidade e segurança no transporte de insumos e produtos. Logística é fundamental para o desenvolvimento do município.

Agricultura

  • É meta manter o orçamento, inclusive promovendo mais incentivo, através de subsídios e redução dos custos de produção. Hoje, os produtores contam com 24 programas de apoio. O principal é o Vale-incentivo, que foi reestruturado e ampliado no atual governo. A parceria com a Emater, com projetos, visitas nas propriedades e apoio técnico será mantida. É intenção incentivar e apoiar nossas agroindústrias e buscar qualificação e mão de obra local. Todas as ações para a agricultura continuarão sendo analisadas no Comder, que envolve representantes das localidades e entidades.

Cultura, esporte e turismo

  • A cultura receberá atenção especial. Conseguimos, com muita articulação e diálogo com parlamentares, importante verba para construção da Casa de Cultura. O prédio vai fazer parte de um projeto amplo, com turismo, esporte e lazer, encaminhado ao Estado. Festas intercomunitárias, do Colono Imigrante, Festa Campeira, encontros da terceira idade, exposições de orquídeas e Festa das Orquídeas receberão apoio e continuarão recebendo atenção especial. No esporte, o apoio aos times de futebol, bocha e outras modalidades em competições esportivas. As oficinas esportivas nas escolas é outra prioridade. A Prefeitura já revitalizou o pórtico e temos projetos importantes em andamento como a construção do Parque Jardim das Orquídeas e, futuramente, do Parque Municipal de Esporte, Cultura e Turismo.

Leonardo Alves e Joacir Mai, do Republicanos

Desenvolvimento econômico

  • Políticas de desburocratização e desregulamentação da máquina pública, atraindo novas empresas, assim como incentivando os empreendedores do município
  • Qualificação da mão de obra através de cursos profissionalizantes
  • Manter a boa saúde financeira do município, sempre vigiando arredação x gastos
  • Incentivos ao turismo rural, atraindo visitantes ao município, fomentando a economia
  • Desenvolvimento da economia circular, com apoio a projetos de reciclagem e reutilização dos resíduos gerados no município

Agricultura

  • Criar o Fundo Municipal de Assistência ao produtor agrícola, para casos de estiagem ou fortes chuvas
  • Plano de ação para serviço de máquinas, do pequeno ao grande produtor, sem distinções
  • Melhoria na infraestrutura rural, incluindo estradas para um melhor escoamento da produção, melhoria em sinal telefônico, energia elétrica e acesso à água
  • Apoio e incentivos às feiras agrícolas, com venda de produtos produzidos no município
  • Manter e ampliar os serviços de inseminação, de controle e prevenção de doenças do rebanho

Cultura, esportes e turismo

  • Apoio às escolinhas de futebol, vôlei e afins
  • Incentivos aos jovens atletas do município, apoiando a ida em eventos esportivos que representem Mato Leitão
  • Apoio a grupos de dança gauchesca
  • Incentivar nas escolas a criação de grupos culturais, com peças de teatros e orquestras musicais
  • Criação da rota turística ‘Rota das Orquídeas’, que explore as nossas belezas naturais. Com parcerias com produtores rurais, empresários locais e populares, fomentando a nossa economia

Pereira e Cleberton, do PL

Desenvolvimento econômico

  • Pereira e Cleberton propõem a criação de políticas de incentivo ao empreendedorismo local, facilitando a abertura de novos negócios e fomentando o comércio. Também preveem parcerias com entidades para capacitação profissional, estimulando a geração de emprego. Visam fortalecer as pequenas e médias empresas e atrair investimentos, além de reduzir a burocracia e incentivar a inovação tecnológica no setor empresarial.

Agricultura

  • O plano de governo valoriza o pequeno e médio agricultor, oferecendo suporte técnico e acesso a novas tecnologias para aumentar a produtividade e sustentabilidade no campo. Pereira e Cleberton também propõem melhorias nas estradas rurais para facilitar o escoamento da produção e a criação de cooperativas para fortalecer o comércio de produtos locais. Defendem políticas de crédito e incentivos para o agronegócio familiar.

Cultura, esportes e turismo

  • Pereira e Cleberton acreditam que o incentivo à cultura e ao esporte é fundamental para o desenvolvimento social. Propõem a criação de eventos esportivos e culturais que valorizem os talentos locais, além de apoio a projetos voltados para a juventude. No turismo, planejam explorar o potencial rural e histórico do município, promovendo feiras e festivais que atraiam visitantes e movimentem a economia local.
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido