Melhorias e reformas no Balneário Monte Alegre para garantir o veraneio

-

Após as enchentes de maio, muitos locais públicos foram prejudicados e necessitam de investimentos e reformas para que voltem ao seu funcionamento normal. Um deles é o Balneário Monte Alegre, de Vale Verde, que com a proximidade do verão, tende a receber banhistas e visitantes.

O presidente da Associação dos Protetores do Balneário de Monte Alegre (APBMA), Alcione de Borba, mais conhecido como Graxa, afirma que depois da enchente do rio Jacuí, uma das primeiras ações foi restabelecer o acesso ao local, para que os entulhos fossem tirados e que os moradores pudessem limpar e organizar as casas. Segundo Graxa, já foram retiradas de 500 a 800 toneladas de entulhos. O recolhimento é feito de 15 em 15 dias e o material é transportado até Arroio dos Ratos.

De 15 em 15 dias, cargas de entulhos são retiradas do local. (Foto: Renan Zarth)

No dia 24 de setembro, a equipe trabalhou no plantio de seis palmeiras para embelezamento do local. Dentro de 30 a 40 dias, serão plantados mais 20 ou 30 palmeiras. Graxa reforça que ainda tem muito a ser feito, mas que em até dois meses, o local estará em condições de receber os visitantes. “Tenho vontade de deixar tudo isso bonito de novo e, enquanto estiver aqui, pode ter certeza que isso vai ser feito. Nada como a passagem do tempo para tudo se resolver”, afirma. O presidente da Associação comenta que o local ficou muitos anos abandonado, mas agora está recebendo atenção da entidade, como a instalação de câmeras de videomonitoramento. Ele destaca que o dinheiro arrecadado pela Associação ainda não foi investido, mas a intenção é fazer uma academia ao ar livre.

Processo de embelezamento do balneário já foi iniciado pela APBMA. (Foto: Divulgação/APBMA)

Na infraestrutura, a Prefeitura concluiu os novos banheiros. Entre as demandas ainda necessárias estão nivelar o terreno que está com um metro de desnível de areia, refazer a estrada que passa pelo balneário e reestabelecer o abastecimento de água e energia elétrica para o camping. Além disso, serão refeitas as guaritas serão refeitas e a área de acampamento; já as churrasqueiras ficaram intactas.

Graxa destaca que o Balneário Monte Alegre é uma das ‘prainhas’ mais próximas da região e tem um menor custo para as famílias se deslocarem e aproveitarem o local, seja para acampamento, pescaria ou banho de rio. Ele acredita que no mês de novembro o local já terá condições e deverá receber novamente um grande número de pessoas, com o apoio da Prefeitura de Vale Verde e de empresários locais.

Prefeitura projeta melhorias para o verão

O prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, reforça que um forte trabalho precisa ser feito no Balneário Monte Alegre, no entanto, aguarda-se passar o período de chuvas para iniciar a ação. Ele destaca que logo após a enchente, equipes foram até o local para fazer um acesso provisório que permitisse a entrada de veículos. “Vamos aguardar passar o período de chuvas para um forte trabalho”, comenta, ao projetar as ações para este mês de outubro.

Donos de propriedades no balneário ainda fazem limpezas e retirada de entulhos. (Foto: Renan Zarth)

O chefe do Executivo destaca que a obra dos novos banheiros está pronta, assim como o poço artesiano de 200 metros, que vai fornecer água pública para a área de camping. O deck recém-construído aguentou a água da enchente e não precisa de reparos. Para uma inauguração simbólica destas reformas e obras, um ato ainda deve ser feito.

Para o verão, Schuch projeta ações da Administração Municipal em parceria com a Associação dos Protetores do Balneário de Monte Alegre, para a limpeza das matas e do rio. “Acredito que os veranistas vão retornar assim como foi nos verões anteriores”, comenta.

Guaritas

O prefeito também cita a autorização dada pelo Batalhão do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, que permitiu a instalação de duas guaritas de salva-vidas. O local da instalação da guarita ainda será definido, provavelmente em dezembro, com o início da operação de verão. “Historicamente, é um avanço importante, será o primeiro verão com duas guaritas no balneário”, afirma.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido