Morador de Linha Herval, interior de Venâncio Aires, o agricultor Junior Eloy, de 50 anos, é assinante da Folha do Mate desde 2010. A família é a última do roteiro de entrega a receber o jornal, já que moram quase na divisa com Cruzeiro do Sul. O agricultor não abre mão do jornal impresso, pois gosta de se atualizar das notícias com a leitura no papel. “Eu nem tenho celular, por isso minha forma de ler as notícias é sempre pelo jornal”, comenta.
A leitura é o primeiro “compromisso” do dia do agricultor nas terças-feiras, quintas e nos sábados, quando circula a edição da Folha do Mate. A forma de leitura do assinante também é diferenciada, “de trás pra frente”, já que os conteúdos de esporte são os preferidos. “Gosto de acompanhar o esporte, seja os campeonatos daqui ou as programações da dupla Gre-Nal. São as páginas do esporte que me fazem ser assinante”, acrescenta Junior Eloy.
A esposa dele, Fernanda Janaína Lord, de 40 anos, já tem outra forma de ficar atualizada das notícias. Ela opta por acompanhar as reportagens pela internet. “Mas quando é um texto mais longo prefiro ler no jornal mesmo”, reconhece.
Vida
A família mora em uma propriedade em Linha Herval e trabalha com cultivo de tabaco – são cerca de 80 mil pés. “Sempre morei nessa região, me criei aqui”, afirma o agricultor. Em maio deste ano, a família acompanhou de perto e auxiliou nos resgates de barco e jetskis de moradores de Cruzeiro do Sul atingidos pela enchente, próximo da casa da família.
Enquanto Eloy auxiliava nos resgates, Fernanda acolhia os resgatados com agasalhos logo que chegavam. Foi ela que também organizou uma lista com os nomes das pessoas retiradas pelo local para compartilhar com os demais pontos de resgate e tranquilizar as famílias que estavam aflitas sem notícias. “Foi algo difícil que nunca imaginamos viver, mas ajudamos da forma que conseguimos”, relata Fernanda.