Quase pode pedir música. Referenciando a tradição do programa Fantástico, da Rede Globo, que pede para os artilheiros que marcam três gols em uma única partida escolherem a música que irá embalar a exibição dos lances, o vereador mais votado nas últimas duas eleições municipais, Tiago Quintana (PDT) garantiu uma cadeira pelo terceiro mandato seguido na Casa do Povo e fará parte da escolha do ritmo dos próximos quatro anos.
Com 1.359 votos, o advogado, de 37 anos, diz estar preparado para cumprir com a função. Com dois mandatos anteriores de experiência, além de ser o responsável pela Secretaria de Saúde entre 2022 e 2024, o pedetista entende que este é o momento onde tem o maior entendimento do cargo e da importância perante a sociedade.
“Entrei para a política com o objetivo de transformar, de dentro para fora. Apenas na política podemos mudar a nossa realidade”, argumenta ele. Em relação à composição da Câmara de Vereadores para os próximos quatro anos, Quintana acredita que a relação será tranquila e espera companheirismo e discussões de alto nível. “Precisamos debater o que realmente importa para a comunidade”, acrescenta.
Sonho
Após passar dois anos e meio na Secretaria de Saúde e se encaminhando para o terceiro mandato como vereador, o político não nega a busca por voos mais altos no futuro. Segundo ele, o sonho de sua vida é ser prefeito de Venâncio Aires. No entanto, ao ser perguntado sobre o prazo para realização, foi enfático: “No momento certo”.
Antes de pensar no cargo de chefe do Executivo, o pedetista elenca os principais objetivos no terceiro mandato. Entre eles está o desenvolvimento de práticas relacionadas à causa das pessoas com autismo, em destaque à construção de uma nova sede do Centro Integrado de Educação e Saúde (Cies). “Um vereador é mais um cidadão comum, que pode errar e acertar. Mas eu quero seguir próximo da comunidade, com o gabinete móvel, e coloco como compromisso dar maior atenção à causa das pessoas autistas”, reforça.
História
Natural de Linha Cerro dos Bois, a família de Quintana era de agricultores e plantava, em especial, tabaco. Até os 8 anos, ele e os outros quatro irmãos (Jéssica, Márcio, Fabiana e José – este último, já falecido), moravam com seus pais, João (falecido) e Teresinha, no interior. “Ia para a roça com meu pai cedo, ajudava ele recolhendo as folhas de fumo que caíam. Lembro que a mãe sempre levava um café, com bolinhos de chuva, por volta das 9h, para a gente”, conta.
Quando tinha 8 anos, a família se mudou para o bairro Brígida e abriu o Mercado Girassol, conhecido na região. O vereador relembra que viu o bairro crescendo, pois anteriormente nenhuma das ruas eram pavimentadas, existiam poucos estabelecimentos comerciais e, também, poucos prédios residenciais. “Brincava com os meus amigos de pegar alguns materiais das obras e fazer ‘guerrinha’. Mudou muito”, destaca.
Aos 12 anos, começou a vender suco à tarde, pois estudava no Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Brígida do Nascimento pela manhã – no Ensino Médio, se transferiu para a Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem (CAJ). Depois, trabalhou como garçom e até DJ, além de, sempre que possível, ajudar a família no comércio. “Meus pais me ensinaram a ser honesto e ter persistência. O pai insistia em consolidar valores e fundamentos para os filhos”, afirma. Aos 19 anos, decidiu cursar vestibular de Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e acabou se formando aos 26 anos.
Atualmente, mora no Centro e tem como momentos de lazer jogar futebol, bocha e realizar atividades com o filho, João Pedro, de 10 anos, e a namorada, Daiana Nervo. “Acampar, viajar de Kombi e conhecer novos lugares”, cita ele, como alguns passatempos.
“Quero ser lembrado como o vereador que lutou pela causa das pessoas com autismo. Principalmente, com o desenvolvimento e consolidação da nova sede do Cies [Centro Integrado de Educação e Saúde].”
TIAGO QUINTANA
Vereador
Tiago Quintana também é conhecido por sua Kombi, a qual utiliza como gabinete móvel para se aproximar da comunidade venâncio-airense. O formato móvel do gabinete foi criado em 2018 – no primeiro mandato na Câmara de Vereadores -, quando se deslocava com uma tenda para as localidades e, posteriormente, o veículo passou a fazer parte da rotina. “Todo mundo reconhece, é o vereador mostrando a cara e estando próximo das pessoas”, destaca o pedetista.
Trajetória política de Tiago
• Após iniciar o curso de Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2007, Quintana aumentou o interesse pela política local. Com as disciplinas de Ciências Políticas, o jovem passou a acompanhar a realidade regional e, em 2009, se filiou ao Partido Democrático Trabalhista (PDT).
• Antes, no pleito municipal de 2008, disputado entre Airton Artus (PDT), Almedo Dettenborn (PMDB) e Glauco Scherer (PTB), o estudante de Direito publicou um artigo no jornal Folha do Mate, intitulado ‘Os dinossauros em Venâncio’, fazendo referência a dois políticos históricos da Capital do Chimarrão: Almedo e Glauco.
• “Tinham encontrado fósseis de dinossauros em Candelária, bem próximo daqui, aí aproveitei esse gancho. Tinha um blog na época [chegou a cogitar cursar Jornalismo] e fui até processado pelo Almedo. No início, me deu medo, mas depois virou motivação”, relembra Tiago. Naquele ano, Artus foi o vencedor das eleições.
• A opção por se filiar ao PDT ocorreu por duas bandeiras específicas: a educação e o trabalhismo. “Esquerda e direita se transformam, modificam com frequência, mas a bandeira trabalhista não. Ela engloba ações de empreendedorismo, valorização, geração de renda e outras”, salienta.
• Em 2010, foi convidado para ser assessor parlamentar do então vereador Telmo Kist. Em 2012, com a reeleição de Airton Artus (PDT), se tornou chefe de gabinete na Prefeitura e, em 2014, secretário-geral de Governo.
• Em 2016, Tiago foi eleito pela primeira vez como vereador na Capital do Chimarrão, com 1.136 votos, o quinto mais votado naquele ano. A reeleição ocorreu em 2020, quando foi o mais votado, ao conquistar 1.520 votantes.