Pontos turísticos da Rota do Chimarrão são incluídos em roteiros do Sesc

-

“Isso é um sonho de muitos e, no caso de Venâncio Aires, não é diferente”. A frase é da diretora da unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Venâncio Aires, Diane Lacerda Araujo, ao fazer referência que, no fim de novembro, ocorre o primeiro roteiro turístico com saída de Porto Alegre e que tem Venâncio Aires entre os pontos de visitação. Os 21 pontos turísticos da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim) agora fazem parte das opções do Sesc para turistas de todo o estado.

Diane também participa do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) e, por isso, acompanha o desenvolvimento dos estabelecimentos locais que recebem turistas. “O Sesc, através de eventos culturais e esportivos, já fomenta a visitação de pessoas de outros municípios da região”, diz. Ela explica que, na Semana do Empreendedor, a coordenação técnica do turismo do Sesc RS esteve no município para conhecer os espaços de recepção locais e estabelecimentos cadastrados, com o objetivo de movimentar o turismo local e regional, um segmento que vem crescendo desde o fim da pandemia de Covid-19.

Como a rede já é emissiva de pacotes e roteiros para destinos, a partir de agora o setor de turismo do Sesc, sediado em Porto Alegre, passará a oferecer também opções de passeios no município, a partir de pacotes de roteiros montados pela gerência e coordenação de turismo do Sesc. O primeiro deles ocorre no dia 24 de novembro, com saída de Porto Alegre, parada no Cristo Protetor de Encantado e sequência em Venâncio Aires. Na Capital do Chimarrão serão visitadas a Chácara do Mel, Viveiro de Mudas Flor da Terra, Igreja Matriz São Sebastião Mártir, Recanto do Chimarrão da Ervateira Elacy e o almoço será na Casa Paulina.

O segundo roteiro também já está sendo comercializado, com saída de Montenegro, programado para o dia 15 de dezembro, com passagens pelos mesmos pontos turísticos. “Pessoas de todas as regiões do estado podem se interessar em vir conhecer a cultura e os espaços locais com o entretenimento, gastronomia, cultura e a história que temos a oferecer”, destaca Diane. Futuramente, mais roteiros serão planejados.

Igreja São Sebastião Mártir, ponto turístico de Venâncio Aires (Foto: Divulgação)

Capital do Chimarrão

A presidente da Aturrchim, Rejane Rüdiger Pastore, destaca que a Rota do Chimarrão está tendo mais visibilidade através das redes sociais e os empreendedores estão buscando, com a ajuda de parcerias, qualificações e adequações para alcançar um nível de excelência no cenário turístico regional. “A equipe do Sesc e os visitantes vão gerar uma propaganda boca a boca. Os empreendedores vão se empenhar em oferecer o melhor, uma boa recepção com opções de experiência, para que saiam satisfeitos, queiram voltar e falem bem da Rota do Chimarrão”, argumenta.

Ela destaca a importância da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) e da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), que são elos com demais pontos turísticos, como o Cristo Protetor, que faz parte do primeiro roteiro, unido com a Rota do Chimarrão. “É uma oportunidade para Venâncio Aires e dá mais visibilidade”, complementa.

Rejane, que é porta-voz da Rota do Chimarrão há mais de 20 anos, ressalta que são muitas as possibilidades e comenta que dentro do planejamento estratégico da associação, está o objetivo de materializar Venâncio Aires como a Capital do Chimarrão. “Quanto mais coisas sedimentarem aqui em Venâncio marcando como a Capital do Chimarrão, mais conhecida será”, avalia.

Agência receptiva

  • Além da nova opção, os visitantes que visitarem Venâncio Aires também terão a opção de uma agência de viagens receptiva, que no município é oferecida pela Venatur Viagens e Turismo.
  • A coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Silvani Frantz, explica que a empresa está formatando roteiros para grupos que querem conhecer o município. “O roteiro é enviado previamente com a sugestão dos atrativos a serem visitados, incluindo os valores dos ingressos e guiamento”, diz.
  • Alguns detalhes também são observados, como o tempo de permanência dos vistantes para a realização de roteiros e o transporte, caso os visitantes venham com condução própria ou em excursão com ônibus.
  • Com saída em Venâncio Aires, geralmente os pacotes incluem o transporte para os pontos, ingressos para os atrativos, guia de turismo e um almoço e/ou café colonial. Para mais informações, interessados podem contatar o CAT pelo (51) 99708-9574 ou a Venatur Viagens e Turismo pelo (51) 98182-5577 ou (51) 3741-4200.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido