Ocorre neste fim de semana, em Maravilha, Santa Catarina, a final nacional do concurso Oratória nas Escolas, promovido pela Junior Chamber International (JCI), durante a Convenção Nacional JCI Brasil 2024. Com o tema ‘O futuro da educação: como a inteligência artificial vai mudar a forma como aprendemos’, a venâncio-airense Isadora Ortiz Barden, de 18 anos, representará Venâncio Aires no evento.
Moradora do bairro Aviação e aluna do 3º ano do Ensino Médio Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem (CAJ), Isadora foi finalista do Encontro Regional do Oratória nas Escolas da JCI, realizado em Arvorezinha. Por isso, o próximo passo é participar da final nacional, agendada para este sábado, 12.
Segundo o coordenador do Oratória nas Escolas da JCI Venâncio Aires, Félix Severo, a Convenção Nacional da JCI é o maior evento da organização no Brasil, realizado anualmente em um dos municípios onde a JCI está presente. Membros de todas as organizações locais se reúnem para confraternizar, trocar experiências e adquirir conhecimentos. Além disso, é no evento que ocorrem as finais de concursos nacionais e são ministrados cursos oficiais da JCI.
Severo avalia que o projeto Oratória nas Escolas foi um sucesso este ano, atingindo um grande número de escolas e estudantes, tanto em Venâncio Aires quanto em Mato Leitão. “Todos os alunos que participam se desafiam e aprendem a arte da oratória, uma habilidade que levarão para toda a vida. A aluna Isadora viajará conosco para a Convenção Nacional da JCI em Maravilha, para representar o município na final nacional e, além disso, vai poder aproveitar tudo que o evento tem a oferecer. Isso só foi possível porque ela se desafiou no concurso”, comenta.
Quatro membros da JCI Venâncio Aires acompanharão Isadora. “A partida foi na quinta-feira à noite, e o retorno será no domingo. Todos estaremos torcendo muito por ela. A expectativa é rever amigos de todo o país, fazer networking, viver grandes experiências e trazer muitos aprendizados”, destaca Severo.
Para Isadora, representar o município nesta etapa é motivo de grande responsabilidade. Segundo ela, a preparação tem sido intensa para o grande momento. Ela explica que os pontos principais de sua preparação incluem estudar o tema e definir os tópicos que deseja abordar. “Enquanto estudo sobre oratória e o tema, também pratico muito. A prática envolve realmente falar, se comunicar em diferentes momentos, encontrar pessoas para conversar e me expressar. Isso também é um excelente estudo”, relata.
“O sentimento que tenho no momento é de coragem por estar fazendo isso. Acredito que, quando nos colocamos em uma posição de falar para muitas pessoas, de expor o que sentimos, aquilo que é verdade para nós e, principalmente, ao representar o nosso município, onde crescemos, nos desenvolvemos e tivemos tantas oportunidades, se trata de um ato de coragem, mas também de uma grande oportunidade”, conclui a estudante.