Sandra elenca saúde e esporte como compromissos como vereadora

-

Pesquisa realizada pelo Instituto Methodus no mês de setembro, a pedido da Folha do Mate, apontou que a saúde é a prioridade número 1 para a população venâncio-airense. E será a saúde a principal bandeira da vereadora mais votada nas eleições 2024. A médica Sandra Silberschlag, do Partido Progressistas (PP), recebeu 1.214 votos no pleito de 6 de outubro, recebendo a terceira maior votação para ocupar uma das 15 cadeiras do Legislativo.

Aos 52 anos, a médica especialista em ginecologia e obstetrícia concorreu pela primeira vez a cargos políticos. Segundo ela, a expectativa é trabalhar com duas principais bandeiras: a saúde (em especial a da mulher) e o esporte. “Fizemos uma campanha curta e não parei de trabalhar no período. Acredito que a recepção das ideias foi boa e fico muito honrada pelos 1.214 eleitores que acreditaram no projeto”, afirma.

Conheça: Tiago Quintana, o vereador mais votado sonha com voos mais altos

Formando a bancada de três nomes do PP – junto de Jeferson Schwingel, o GP, e Diego Wolschick –, Sandra espera uma relação saudável no Legislativo, mesmo sendo oposição ao prefeito reeleito Jarbas da Rosa (PDT). “Queremos fazer uma oposição construtiva, cobrando, mas apoiando o que deve ser apoiado. Temos uma boa relação também com o Ezequiel [Stahl, eleito pelo PL, coligado do PP]. Acredito que o partido está em uma retomada bem positiva após anos fora do cenário em Venâncio”, analisa a vereadora eleita.

A progressista acredita que o principal desafio será a exposição pública. “Nem comecei o mandato e já me cobram algumas questões”, brinca. No entanto, ela enfatiza que a comunidade venâncio-airense pode esperar comprometimento para honrar cada voto recebido.

Objetivos

Sandra Silberschlag elenca como principais metas ações voltadas para a saúde da mulher e o incentivo à prática esportiva, principalmente com relação a crianças e adolescentes. Conforme ela, na saúde, o objetivo é lutar para estender o acesso a métodos contraceptivos hormonais de longa duração para mulheres através do Sistema Único de Saúde (SUS), criar um programa multidisciplinar para as mulheres na faixa dos 50 anos para amenizar os sintomas da menopausa, apoio à criação de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Centro e a maior disponibilidade de cirurgias eletivas.

São mais de 25 anos de atuação em Venâncio Aires e, por conta disso, acredita entender as dificuldades do setor e como ajudar a resolvê-las. “Boas políticas públicas podem beneficiar a comunidade. Já estou conversando com os nossos deputados estaduais e federais para verbas, principalmente para ajudar o hospital.”

Conheça: Apoio ao produtor e pavimentações: as prioridades de Eduardo Luft

Já no esporte, o desenvolvimento de uma ‘bolsa atleta individual’ para apoiar atletas amadores que representam o município em competições, na faixa etária de 8 a 17 anos, e a revitalização da pista atlética no bairro Bela Vista são as prioridades. “O esporte é um transformador de vidas e pode formar cidadãos melhores”, destaca.

História de Sandra

Sandra é formada em medicina pela Furg

Os pais de Sandra, Asuir e Milita, são naturais de Linha Sapé, onde Sandra morou nos primeiros anos de vida. Na infância, já gostava de se divertir com ‘brinquedos de médico’ e praticar esportes, em especial voleibol e atletismo. “Meus pais me ensinaram a sempre fazer o certo, com honestidade e trabalho”, afirma.

Estudou nas escolas estaduais Brígida do Nascimento e Cônego Albino Juchem (CAJ) e no Colégio Bom Jesus Aparecida. Posteriormente, fez cursos pré-vestibular em Porto Alegre e cursou medicina na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), se formando em 1996. Após, fez dois anos de residência em Londrina, no Paraná. Há 25 anos, Sandra se tornou uma das primeiras mulheres ginecologistas na Capital do Chimarrão.

Sandra teve destaque em competições esportivas durante a adolescência, principalmente a partir do incentivo da professora de Educação Física, Marlene Konrad. Ela tem cerca de 50 medalhas guardadas e entre as principais atividades estavam o voleibol e o atletismo. Atualmente, Sandra ainda pratica beach tennis.

Em 1999, abriu o primeiro consultório, no Centro Clínico Unimed. No fim de 2006, Sandra realizou um grande sonho: ter um espaço maior para atender as mulheres de forma mais ampla, com a compra e reforma de uma casa na esquina das ruas General Osório e Visconde do Rio Branco, onde inaugurou a Clínica Victoria. Além das atividades na própria clínica, é médica concursada para atuar na rede pública municipal.

Atualmente, a clínica oferece atendimento de dermatologista, nutricionista e de ginecologista. Sandra é mãe de Theodoro, 17 anos, e das gêmeas Maria Rita e Maria Laura, 13 anos, filhos do arquiteto Adirson Seeger, com quem Sandra é casada desde 2006. “Realizei muitos sonhos na minha vida, trabalho com o que gosto, tenho minha família e meus amigos próximos e viajei o mundo. Agora, quero viver bem e cuidar dos ‘meus’ e da nossa cidade.” Sandra acrescenta que a família é muito unida e sempre apoiou os sonhos dela, inclusive o de ingressar na política.

“Entrei para a política porque quero um lugar e um futuro melhor para os meus filhos. E isso começa pela nossa cidade, pela nossa realidade.”

SANDRA SILBERSCHLAG

Vereadora eleita

Trajetória política de Sandra

• O pai de Sandra, Asuir Silberschlag foi vereador pelo PPB e pelo PSDB entre 1997 e 2004. Uma das marcas da atuação dele como parlamentar foi a aquisição do terreno onde hoje está o prédio da Câmara de Vereadores, no período em que presidiu o Legislativo.

• Em 2004, Asuir foi candidato a vice-prefeito pelo PSDB, junto de Glauco Scherer (PTB) – que acabou derrotado. Sandra também se filiou ao PSDB, onde ficou por cerca de três anos.

• Posteriormente, se afastou da política partidária, ainda que mantivesse a vontade de concorrer em algum momento. Com o alinhamento de centro-direita, o apoio da família e o convite do amigo Maciel Marasca (PP) – que foi candidato a prefeito – se filiou ao partido no início de abril, nos últimos dias para a possibilidade de concorrer.

• Mesmo com a campanha curta, Sandra foi eleita com 1.214 votos. Ela utilizou o mesmo número do pai nas urnas, o 11.611. “Saí da minha zona de conforto, pois tenho muitas ideias e sempre tive interesse pela política. Foi o convite certo, na hora certa”, completa.

A reportagem da Folha do Mate deixou os candidatos escolherem o lugar onde seria realizada a entrevista. Sandra Silberschlag escolheu a Praça Coronel Thomaz Pereira, a Praça da Matriz, direcionada para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Confira o motivo para a escolha e curiosidades da vereadora eleita.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido