Muchila protocola denúncia contra a Prefeitura sobre meio ambiente

-

O vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), protocolou na manhã desta sexta-feira, 18, uma denúncia junto ao Ministério Público (MP), contra a Prefeitura de Venâncio Aires, alegando irregularidades na gestão do lixo na Capital do Chimarrão, em especial em relação ao serviço de triagem, na usina instalada em Linha Estrela.

Desde fevereiro, quando o contrato com a Cooperativa Regional de Catadores (CRC) dos Vales Taquari e Rio Pardo foi rompido, não há separação de lixo no local. De acordo com o parlamentar, a situação “viola preceitos constitucionais e impõe sérios danos ao meio ambiente, à saúde pública e ao erário municipal.”

Em agosto, o MP, através de outro inquérito civil instaurado, a partir de denúncias anônimas que ocorreram em fevereiro, convocou a então secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes, para esclarecer o rompimento do contrato com a cooperativa.

Atualmente, o local foi renomeado para Usina de Transbordo, uma vez que é utilizado para levar os resíduos recolhidos do município até os caminhões que se deslocam em direção ao Aterro Sanitário de Minas do Leão. A intenção do Executivo Municipal é reformar o local ou levá-lo a outro ponto, com uma nova estrutura – mais adequada para o trabalho de triagem – antes de contratar uma nova empresa para o serviço.

Contatado, o promotor de Justiça de Venâncio Aires, Pedro Rui da Fontoura Porto, afirmou que o material da denúncia do vereador será analisado. Já a Secretaria de Meio Ambiente, que voltou a ter Nilson Lehmen à frente da pasta, afirmou ainda não ter sido notificado pelo MP sobre a denúncia.



Juan Grings

Juan Grings

Repórter de geral na Folha do Mate e produtor na Rádio Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido