Debater os grandes temas é o objetivo de Jeferson Schwingel

-

Dos microfones da rádio para os microfones da Câmara de Vereadores. Com uma trajetória de mais de 20 anos na Rádio Venâncio Aires (RVA), o jornalista Jeferson Schwingel, conhecido como GP, de 41 anos, é um dos eleitos para a Casa do Povo de Venâncio Aires. Com 1.174 votos, o representante do Partido Progressistas (PP) conquistou pela primeira vez uma cadeira no Legislativo.

Conforme ele, a campanha foi propositiva e a votação expressiva é uma confirmação de que trouxe temas relevantes para o debate. “Quero fazer uma nova política, elevar o nível. Fiscalizando o Executivo, mas trazendo para a pauta temas importantes, como a captação de água e o turismo, sem esquecer das pequenas necessidades”, afirma. GP acrescenta que, para ele, o papel do vereador precisa ser ‘puxar a frente’ e instigar a população e o Executivo a discutir os assuntos.

Objetivos

GP elenca como principais metas para o mandato o debate do que considera como grandes temas para a Capital do Chimarrão. Entre estes, um novo ponto de captação de água, questões técnicas para melhor fluxo do trânsito urbano, turismo (em especial na região serrana), projetos sociais e apoio às agroindústrias (apoiando uma fiscalização sanitária mais justa).

Quem acompanha Jeferson Schwingel há anos nos microfones, pode ter se perguntado o motivo para o apelido: GP. A história remete à infância, quando ainda estudava no Colégio Gaspar Silveira Martins e gostava de acompanhar a Fórmula 1, em especial o piloto brasileiro Ayrton Senna. De tanto comentar sobre os grandes prêmios (GPs) da categoria, a alcunha pegou e Jeferson a levou para a vida.

No entanto, entende que, no primeiro mandato e como vereador de oposição, necessitará de maior responsabilidade e coerência, analisando os projetos apresentados e sendo firme nos posicionamentos. “A primeira vez é desafiadora, mas irei me cercar de assessores técnicos, com conhecimento para me ajudar.” Outra meta é a criação de um gabinete rural, para visitar localidades do interior a cada 20 dias.

Conheça: Sandra elenca saúde e esportes como compromisso para o mandato

O parlamentar prefere manter os pés no chão com relação ao futuro na política, mas não descarta um crescimento e uma candidatura à majoritária nos próximos anos. “Quem sabe, galgando passos legais e no momento certo”, enfatiza.

História de Jeferson Schwingel

Natural do bairro União, a família de GP tem raízes nas olarias em Linha Arroio Grande e no bairro Santa Tecla. Durante os primeiros anos de vida, gostava de atividades ao ar livre, como futebol, carrinho de rolimã, tacoball e outras. “Era uma criança bem raiz”, completa.

Paulo Schwingel, dentista aposentado, e Guilhermina Anita Wacholtz Schwingel, bancária aposentada, são os pais de GP, que ainda tem uma irmã, Ana Rose e uma filha, Livia, de 9 anos. O vereador eleito é namorado da jornalista Veridiana Röhsler. “Meus pais são uma base importante, me ensinaram a ser leal, justo e respeitar a todos”, enfatiza.

Fernando Manoel Schwingel e Osvaldo Wacholtz, duas gerações da família com participação política (Fotos: Arquivo Pessoal)

O vereador realizou toda a trajetória escolar no Colégio Gaspar Silveira Martins e relembra que, com 13 anos, conquistou um prêmio de Líder Juvenil, promovido pelo Rotary Venâncio Aires. Posteriormente, cursou Jornalismo e Administração na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e chegou a morar em Porto Alegre por um ano, em 1999.

Conheça: Stahl volta o olhar para educação, segurança pública e 287

Logo que voltou para a Capital do Chimarrão, começou a trabalhar na RVA, primeiro e único emprego até hoje. As primeiras experiências na locução foram como plantão esportivo, a partir de provocação do narrador Carlos Roberto de Oliveira, o Carlão, comunicador da Terra FM. “Cheguei ‘cru’ e uns três dias depois já estava falando no microfone. Na época, era muito diferente ser plantão esportivo, precisava escutar rádio por rádio para ter os resultados.”

Há mais de 10 anos, é coordenador de jornalismo do grupo RVA e um dos responsáveis pela editora de polícia. Estar entre amigos, vivenciar eventos do tradicionalismo e preparar um bom churrasco no interior [tem uma chácara em Linha Arroio Grande], estão entre os principais momentos de lazer do locutor. “Gosto de estar com a família e amigos”, completa.

Trajetória política de Jeferson Schwingel

• Ainda que não tenha ligações partidárias antes das eleições de 2024, Jeferson Schwingel tem dois familiares com destaque na política local e que são inspirações para ele.

• O bisavô paterno de GP, Fernando Manoel Schwingel – que dá nome à rua no bairro Santa Tecla –, foi vice-prefeito entre 1956 e 1959, com o prefeito Major Hermes Jorge Pereira. Já o avô materno, Osvaldo Wacholtz, o Titio, que foi vereador nos anos 60 e 70 pelo Arena. “Sou a terceira geração de políticos”, brinca.

• Após inúmeros convites, GP decidiu se filiar no início de abril e concorrer pelo PP. Segundo ele, foram muitos anos de preparação e, agora, entendeu estar preparado para concorrer ao cargo na Casa do Povo. “Foi o meu primeiro partido e eleição”, acrescenta.

• Com 1.174 votos nas eleições 2024, Jeferson Schwingel foi eleito pela primeira vez para a Câmara de Vereadores.

“Fiz votos em quase todas as seções, o que aumenta a responsabilidade e mostra que a comunidade acreditou no projeto. Quero fazer um trabalho pensando no futuro e não apenas nas próximas eleições.”

JEFERSON SCHWINGEL, o GP

Vereador eleito

A reportagem da Folha do Mate convidou os candidatos a escolherem o lugar onde seria realizada a entrevista: Jeferson Schwingel escolheu os estúdios da Rádio Venâncio Aires. Confira o motivo para a escolha e curiosidades do vereador eleito.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido