O Guarani jogou melhor que o Real, no último sábado em Tramandaí. Mas sofreu um gol no primeiro tempo e mais uma vez teve muitas dificuldades pra fazer gol. A bola só foi pro fundo da rede no último lance do jogo, com Neréia. O empate, pelas circunstâncias do jogo, foi até bom. Perder seria dar adeus à competição. Mas ao olhar friamente para a tabela de classificação, fica claro que esse não era o resultado ideal. Agora, na última rodada, o clube terá que fazer mais pontos que o Real. Mas o time de Tramandaí enfrenta a já eliminada Apafut e a tendência é que vença, mesmo que o jogo é em Caxias do Sul. Aí, não vai bastar ao Guarani vencer, será preciso fazer muitos gols, algo que é improvável para uma equipe que marcou apenas duas vezes em cinco jogos.
Pontaria fraca
Eu sei que um time é composto por 11 jogadores e mais os reservas, mas quando se fala em gols, é natural que as cobranças recaiam sobre os centroavantes. Pitter e Cristian ainda não mostraram a que vieram. Eles não marcaram ainda na competição e especialmente Pitter, já teve chances de balançar a rede. Além disso, o Guarani jogou dois jogos em casa e em nenhum deles fez gol. Os dois empates no Edmundo Feix deixam o clube em uma situação delicada na competição.
Vitória da retomada
A Assoeva fez uma boa vitória no sábado sobre o Russo Preto em Não-Me-Toque. O placar de 4 a 1 foi construído com uma atuação sólida da equipe de Venâncio Aires. Além de largar em vantagem nas quartas de final da Série Ouro, a vitória retoma a confiança da equipe, que havia perdido para a ABF em uma atuação bem abaixo. Agora o adversário na última rodada da Copa RS será a poderosa ACBF em Carlos Barbosa. Se conseguir pelo menos um empate, o time de Venâncio Aires garante a primeira colocação e evita um confronto com o Atlântico na semifinal.
Buscou vencer
O resultado do Grenal é muito lógico. O time que mais buscou a vitória, foi o vencedor do confronto. Desde o início, vimos um Inter ofensivo, procurando o gol. Do outro lado, um Grêmio defensivo, que se propôs a apenas especular em contra ataques. Quando fez o gol, Borré já havia tido pelo menos duas chances claras de marcar. O Grêmio só foi um pouco mais contundente no ataque quando estava atrás no marcador e aí não teve forças para empatar. Vitória justa do Inter, de quem quis mais ganhar o clássico!