“Sentimento de dever cumprido”, avalia o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch

-

Dos 28 anos que Vale Verde completa nesta terça-feira, 22, os últimos oito foram com a liderança do prefeito Carlos Gustavo Schuch (MDB). Também secretário em outras gestões anteriores, Schuch conhece e vivencia o desenvolvimento do município há muito tempo. Este ano, ele se despede como chefe do Executivo e dá lugar ao prefeito eleito Ricardo Froemming, o Feijão, atual vice-prefeito, que assume em 2025. “Saio com sentimento de dever cumprido, acredito que foram gestões positivas”, afirma.

Quando iniciou no cargo, Schuch dividiu a reestruturação da Prefeitura em etapas, primeiro com foco em projetos e depois investimentos. Ele cita que a geração de empregos e renda para a população de Vale Verde foi uma prioridade, o que refletiu em um aumento da renda do Município. Também atraiu empresas para aumentar o Valor Adicionado Fiscal (VAF) no município e reestruturou a Administração Municipal com atualizações e mudanças.

Essa reestruturação, Schuch classifica como importante para captação de emendas parlamentares e recursos estaduais e federais. “É preciso buscar recursos, o orçamento somente do município não é suficiente. Hoje temos uma equipe preparada para dar suporte e captar valores.”

Com relação ao segundo mandato, o prefeito cita o orçamento, aquisição de novos veículos e maquinários, assim como investimentos em obras e em áreas como educação, agricultura e saúde, com destaque para as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) – o município é referência na oferta de abordagens terapêuticas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Com trabalho eficiente, honesto e transparente, conseguimos mudar vidas.”
CARLOS GUSTAVO SCHUCH
Prefeito de Vale Verde

Sequência do trabalho com Feijão

“Não finalizei tudo, mas sei que o Feijão dará continuidade”, reforça o prefeito Gustavo Schuch, ao falar sobre o seu sucessor Ricardo Froemming, o Feijão, eleito no último pleito municipal, no início deste mês, com 1.961 votos (67,4%) – a maior votação a prefeito da história de Vale Verde.

Ele considera que o novo gestor terá como grande desafio manter e melhorar a estrutura e os serviços públicos. “A equipe já está formada e acredito que o Feijão vai manter. Ele será um bom gestor e um bom prefeito, porque conhece Vale Verde”, projeta. O conhecimento do município, segundo ele, é um diferencial. “Aposto nele e espero dele um bom mandato.”

Obras de infraestrutura, construção da escola e atração de empresas

Gustavo Schuch considera que o maior projeto durante seus governo é novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odette Pedreira de Mello, que está em construção, e possibilitará o Ensino Fundamental completo. Além do novo complexo esportivo Hugo Froemming, com campo de futebol 11, com vestiários, copa e toda estrutura adequada. No perímetro urbano, elenca as pavimentações e as melhorias nas estradas do interior.

Entre os principais pontos de crescimento do município, Schuch destaca a instalação do Matrizeiro ASA da Dália e Arla Cooperativa, importantes para geração de empregos, além de outras duas indústrias de confecção de calçados. “Alavancou Vale Verde”, destaca. Hoje, ele ressalta que a Dália é a empresa em primeiro lugar no retorno de Valor Adicionado para o município.

Questionado sobre o que mais o orgulha neste momento, ao deixar a administração, Gustavo Schuch é enfático: o contexto como um todo. “Conseguimos melhorar a qualidade de vida das pessoas, fomos premiados com selo ouro pelo Portal da Transparência e por ações da Secretaria de Saúde. Também somos a melhor nota no Saers [Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul] no Vale do Rio Pardo. São os resultados do nosso trabalho.” O prefeito considera que o maior legado é não pensar somente no aspecto financeiro do Município, mas em uma solução boa, com ganho para a sociedade.

Prédio da Escola Odette Pedreira de Mello está em construção. (Foto: Renan Zarth/Terra FM)


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido