Em Linha 17 de Junho, no interior de Venâncio Aires, o dia 17 de outubro ficará registrado na história da Escola Estadual de Ensino Fundamental Leo João Frölich com a fundação da Cooperativa Escolar, denominada Ativa-Mente. Além da assembleia, que contou com a presença de alunos, pais, professores e representantes do Sicredi, a quinta-feira, 17, também foi marcada pela comemoração do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito. A data é significativa, pois o Sicredi Vale do Rio Pardo é parceiro por meio do programa de cooperativas escolares.
Atualmente, a Cooperativa Escolar Ativa-Mente conta com 25 alunos sócios-fundadores e tem o professor Jordan Kist como coordenador. O projeto será administrado por um Conselho de Administração composto por nove membros, alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Eles foram eleitos na Assembleia Geral da quinta-feira, 17, para um mandato de um ano. Ao final de cada mandato, será obrigatória a renovação de, no mínimo, um terço dos integrantes do Conselho de Administração.
Os preparativos para a assembleia foram organizados em várias etapas e atividades. Uma das atividades envolveu cada associado, que levou um objeto de grande valor simbólico ou emocional, e, em seguida, compartilhou o motivo da escolha do objeto e a história associada a ele. Além disso, houve a elaboração do Estatuto Social da cooperativa e a criação do logotipo e nome da marca da Cooperativa Escolar.
Entre as atividades propostas e apresentadas pelos sócios da cooperativa durante a reunião, destacam-se a realização de uma gincana no Dia das Crianças, a interação no Dia da Família, apresentações para conscientizar as crianças sobre temas importantes como o meio ambiente e a água, plantio de árvores com os estudantes, hora do conto, recolhimento de pilhas e eletrônicos para descarte correto, e a confecção de lembranças para o Dia dos Pais e o Dia das Mães.
“Vamos realizar um trabalho sério, inovador e inclusivo. Quero dizer também que temos um time de pessoas comprometidas e talentosas, e que o cooperativismo é muito mais do que uma forma de organização, é uma filosofia de vida. Acreditamos que juntos somos mais fortes. O princípio da cooperação é simples, mas poderoso: todos contribuímos e colhemos os frutos juntos”, ressaltou o professor.
A diretora do educandário, Maria Cristina Pozzebon, expressou a alegria com a fundação da cooperativa e destacou a importância do projeto para o desenvolvimento dos alunos. “Hoje, uma nova etapa se inicia na Leo João Frölich, e isso é motivo de muita felicidade para a comunidade escolar. Nossos alunos farão a diferença no futuro, pois, com a cooperativa escolar, eles buscarão ações para transformar a sociedade, aprimorar conhecimentos sobre inclusão, além de desenvolver habilidades de estudo, comprometimento e trabalho em grupo”, comentou.
Conselho de Administração:
Presidente: Eduarda Cristina Schweikart
Vice-presidente: Vanessa Guterres de Carvalho
1º tesoureiro: Lúcio Matias Hickmann
2ª tesoureira: Sabrina Trindade Dornelles
1ª secretária: Yasmin Thaiz Kunz
2º secretário: Pedro Miguel Arenhardt Wickert
Diretor de pesquisa: Victor Eduardo Morais Fagundes
Diretora de educação cooperativa: Valentine Ferreira Fagundes
Diretora de comunicação: Evelyn Santos da Costa
Conselho Fiscal: João Victor de Souza dos Santos, Jacson Schwendler e Felipe Richter