Muitas vezes os trabalhos de inclusão e ressocialização social passam despercebidos aos olhos da comunidade em geral, mas são responsáveis por salvar vidas. É o caso do projeto Desafio Jovem, desenvolvido pela Igreja Casa de Oração Rancho dos Profetas, no bairro Bem Feita, que acolhe moradores de rua, dependentes químicos e pessoas que buscam a recuperação.
Conforme o pastor Fernando Dias, responsável pelo programa, este trabalho social tem o objetivo de resgatar vidas, afastando os dependentes das drogas e do crime. “É um trabalho de inclusão social separado em etapas, de três, seis e nove meses”, afirma.
Como funciona
O cronograma começa na fase de desintoxicação, quando as pessoas atendidas recebem quatro refeições por dia e seguem uma rotina para se afastar dos vícios. Segundo o pastor Dias, com cerca de dois a três meses, é iniciado o processo de ressocialização. “Quando estiverem com ‘cabeça melhor’, passamos a procurar empregos para eles”, destaca.
Ao final dos nove meses, o objetivo é que as pessoas consigam manter uma rotina saudável, longe das drogas e da criminalidade, e tenham, também, retornado para as atividades cotidianas, com um emprego estável.
Marmitas
A igreja ainda realiza a entrega de marmitas a cada 15 dias em Venâncio Aires. São mais de 60 marmitas, distribuídas em diversos pontos do município e realizadas com recursos próprios e ajuda de moradores da Capital do Chimarrão. “Ainda não recebemos ajuda governamental, mas acredito que fazemos um trabalho lindo e que merece ser reconhecido e receber mais apoio”, acrescenta o pastor Fernando Dias.
História
• Natural de Venâncio Aires, o pastor Fernando Dias também precisou se recuperar da dependência em drogas, no início dos anos 2000 e, em 2005, superou este desafio.
• Em 2019, iniciou um trabalho missionário na Igreja Casa de Oração Rancho dos Profetas, no bairro Battisti, onde também deu o pontapé inicial no projeto Desafio Jovem. No entanto, conforme ele, não houve êxito pelas dificuldades sociais do bairro. “Os meninos não se recuperavam”, acrescenta.
• Posteriormente, optou por desenvolver a ideia no bairro Bem Feita, em 2022. No local, a igreja conta com uma chácara, onde são realizadas as seções e, também, ponto de ajuda para as pessoas. Ainda, a igreja realiza trabalho de assistência social com apenados da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). “Atendemos pessoas com tornozeleira eletrônica, apresentando o projeto de evangelização”, completa.