Olimpíada de Robótica reúne clubes das escolas da rede municipal de educação, em Venâncio Aires

-

Nos dias 4 e 5 de novembro, acontece a 3ª edição da Olimpíada de Robótica de Venâncio Aires (Orva), organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires, em parceria com a Escola Maker. A programação que será realizada no ginásio de esportes da escola municipal Dois Irmãos, segue o tema anual da rede municipal de ensino: ‘Protagonismo estudantil: a pesquisa como rota de aprendizagens’. De acordo com o secretário de Educação, Emerson Elói Henrique, o evento deve reunir cerca de 150 estudantes na categoria Aventura Steam – sigla em inglês para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, constituída de três modalidades.

O secretário explica ainda que todos os participantes da 3ª Orva recebem certificados e os que não alcançarem o pódio, receberão medalhas de participação. Já os três premiados recebem medalhas nas devidas classificações de primeiro, segundo e terceiro lugares. As escolas dos três clubes com a maior pontuação na nota final serão premiados com uma impressora 3D para a mais pontuada e kits de ferramentas para o segundo e terceiro educandários.

A 3ª Orva também vai premiar uma pesquisa por meio de votação popular, que será realizada virtualmente. O clube com maior número de votos recebe como prêmio um kit surpresa. A votação será através de formulário on-line, cujo link será disponibilizado pela comissão organizadora da Orva no dia 4 de novembro. Já o clube de robótica, cuja pesquisa obtiver maior pontuação dos avaliadores na apresentação receberá como presente um kit Aventura Steam 2.0.

Conforme o secretário de Educação, a rede municipal de ensino de Venâncio Aires, conta com 14 clubes de robótica que desenvolvem a abordagem Steam nos educandários que têm turmas de anos finais do Ensino Fundamental.

Modalidades da categoria Aventura Steam na 3ª Orva

  • Modalidade I – Pesquisa: consiste no desenvolvimento de um projeto de pesquisa, a partir dos princípios da metodologia científica, realizado pelo clube de robótica sob a orientação do professor(a) que acompanha o clube. Contará com a apresentação oral do projeto e do protótipo para a comissão avaliadora.
  • Modalidade II – Percurso: objetivo é usar o kit Aventura Steam e/ou Aventura Steam 2.0 para percorrer, no menor tempo possível, o caminho estipulado, passando pelos desafios, usando o modo Bluetooth do robô.
  • Modalidade III – Arena: O objetivo é usar o kit Aventura Steam, com modo Bluetooth, para furar um dos balões do carro adversário, em cada combate.

Fonte: AI Prefeitura

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido