O deputado estadual Airton Artus (PDT), ex-prefeito reeleito de Venâncio Aires, segue defendendo sua posição para que o PDT gaúcho faça uma reflexão e se reposicione politicamente, afastando-se dos partidos extremos, tanto da esquerda, quanto da direita. O assunto foi tema de mais uma reunião na segunda-feira, 28, quando Romildo Bolzan Jr, prefeito eleito para seu quarto mandado em Osório, reassumiu a presidência do diretório estadual, que tinha sido dirigido pelo deputado federal Pompeo de Matos durante o período eleitoral. Artus quer o PDT voltado para suas bandeiras históricas como o trabalhador, a educação, e a saúde, de forma equilibrada, com apoio ao setor empresarial e primário, como é em Venâncio, onde conquistou o quarto governo municipal em cinco eleições.
Além de Artus, Romildo e Pompeo, o deputado federal Afonso Mota participou do almoço, ao lado dos também deputados estaduais Eduardo Loureiro, Gerson Burmann e Luiz Marenco, além de Gilmar Sossela, deputado eleito, que ocupa secretaria no Governo do estado, e tem sua cadeira na Assembleia ocupada por Artus, primeiro suplente da bancada, desde o início da legislatura. Também participou da reunião o vereador de Porto Alegre, Márcio Bins Ely.
Artus e outros pedetistas rechaçaram a orientação do PDT nacional para que o partido, no RS, apoiasse Maria do Rosário (PT) no segundo turno da eleição municipal de Porto Alegre. O tema será debatido em Seminário que vai ser realizado em novembro, para avaliar a eleição municipal, com a presença de candidatos, eleitos e não eleitos na eleição municipal e lideranças estaduais do partido.
Notinhas
- Comitiva com o presidente do hospital São Sebastião Mártir, Marcelo Farinon, o administrador, Luís Fernando Siqueira, acompanhados do prefeito reeleito Jarbas da Rosa e vereadores, iria nesta segunda, 4, para Brasília, para fazer uma ‘romaria’ por gabinetes de deputados e senadores, além de Ministérios, em busca de recursos extras para o hospital equilibrar suas contas. A viagem foi suspensa, uma vez que o presidente do Congresso, Arthur Lira (PP-AL) vai priorizar atividades da organização da 10ª Cúpula dos Parlamentos do G20 entre 6 e 8 de novembro. A viagem vai ser remarcada para outra data.
- Justiça de Santa Cruz condenou a ex-vereadora Solange Finger (PSD) a seis anos e oito meses de detenção em regime semiaberto, com possibilidade de recorrer em liberdade, pela prática de ‘rachadinha’. A condenação é da Operação Feudalismo, que investigou vereadores de Santa Cruz que exigiam que assessores devolvessem parte dos salários recebidos, entre 2014 e 2019. Outros vereadores já tinham sido condenados e presos pela mesma prática.
Vereador que faz isso, exigir que assessor contratado lhe devolva parte do salário, tem que ser opresso mesmo, mas em regime fechado. Não merece ser representante do povo no Legislativo. - Jornal Gazeta do Povo, do Paraná, mostra reportagem sobre um convênio assinado entre a hidrelétrica Itaipu Binacional com a Cooperativa da Reforma Agrária do Paraná que integra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a pedido do presidente Lula. Serão repassados R$ 81 milhões. A atual direção de Itaipu, escolhida por Lula, assumiu em março deste ano. Por essas e outras que as estatais estão batendo recordes de prejuízo neste terceiro governo Lula. Já somam quase R$ 10 bilhões de prejuízo no ano. Os fundos de pensão são o próximo alvos.
- E o Ministro do STF, Gilmar Mendes, deu um ‘canetaço’ e anulou todas as condenações de José Dirceu, deputado do PT e Ministro da Casa Civil de Lula. Ele fora condenado há 23 anos de cadeia no Mensalão do Lula em 2005 e no escândalo do Petrolão, no governo Dilma, em 2016. Assim como Lula, teve suas condenações anuladas e poderá concorrer em 2026. Os ministros, nomeados para a Suprema Corte da Justiça por presidentes da República, destroem, na base do canetaço monocromático, decisões da justiça de carreira, que segue ritos processuais em várias instâncias. Sinto vergonha de morar num país assim, onde o crime compensa.
Do X
- O Globo: O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a anulação de todas as condenações do ex-ministro José Dirceu (PT) no âmbito da operação Lava Jato.
- Folha S. Paulo Governo Lula não tem projeto para o país, diz Temer
- CNN: O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, afirma que o presidente Lula (PT) é um personagem que está acima de qualquer questão partidária no Brasil. Para ele, o petista ainda tem muito poder nas urnas
- Carta Capital: Lira determina criação de Comissão Especial para analisar projeto de anistia para golpistas
- Veja: Só 12% dos eleitores do país serão governados por prefeitos de esquerda
- UOL: Esquerda vai continuar sendo massacrada nas redes sociais se não regularmos, afirma Gleisi
- Sergio Moro: Não existe base convincente para anulação da condenação de José Dirceu na Lava Jato. Além da condenação anterior no Mensalão, foi ele condenado na Lava Jato por três instâncias, inclusive pelo STJ. Segundo esses julgados, há prova documental do pagamento de suborno oriundo de contratos da Petrobras. Todos esses magistrados estavam de conluio? Um conluio do qual não há registro ou prova, apenas uma fantasia! O combate à corrupção foi esvaziado no Brasil sob a benção do Governo Lula/PT.